Lançoni
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Umuarama 69 anos
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Farmácia produzirá fitoterápicos com distribuição gratuita através de parceria com a Unipar

Os medicamentos serão dispensados mediante prescrição

Fotos: Assessoria PMU
Fotos: Assessoria PMU
Farmácia produzirá fitoterápicos com distribuição gratuita através de parceria com a Unipar
Redação - OBemdito
Publicado em 11 de junho de 2024 às 12h02 - Modificado em 11 de junho de 2024 às 12h10
Cupom Local
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama
9 Espetaria
Porto Camargo
Lançoni

A Secretaria da Saúde de Umuarama e a Universidade Paranaense (Unipar) inauguraram nesta segunda-feira (10), a Farmácia de Manipulação de Fitoterápicos, um projeto gestado há vários anos que finalmente se torna realidade. A inauguração teve a presença do reitor da instituição, Carlos Eduardo Garcia, do secretário da Procuradoria-Geral da Prefeitura, Luiz Genésio Picoloto, e do secretário municipal da Saúde, Edson Souza, além de secretários e lideranças locais.

Representando o prefeito Celso Pozzobom, em viagem de trabalho a Curitiba para audiências junto o governo do Estado, Picoloto lembrou ser aluno da primeira turma de Direito da Unipar, elogiou a projeção nacional da instituição e lembrou que acompanhou o projeto dos fitoterápicos desde sua concepção, no início da primeira gestão do prefeito Celso, em 2017. Citou vantagens dos remédios fitoterápicos e enalteceu a parceira da universidade e do município, “que muito contribuirá para a saúde dos menos favorecidos com o acesso aos medicamentos”.

A farmácia está instalada ao lado da unidade básica de saúde Centro de Saúde Escola (CSE), no campus sede da Unipar, e de acordo com o diretor de Saúde do município, Franzimar de Morais, a produção será direcionada conforme a demanda que chegar das UBS.

O secretário Edson Souza informou que neste primeiro momento, o projeto será implantado nas UBS Lisboa, Guarani/Anchieta e no CSE. “Com a farmácia funcionando, o próximo passo é realizar uma capacitação com os médicos dessas unidades para que eles conheçam a disponibilidade, as indicações e que incluam os fitoterápicos no receituário. Depois os medicamentos serão feitos sob encomenda para atender aos pacientes”, detalhou.

53783067414 491948ff3c C

Além do treinamento dos profissionais de saúde, o projeto também estimula a produção das plantas pelos agricultores locais. Os medicamentos serão dispensados na rede pública municipal. Trata-se de um projeto do Ministério da Saúde para inserção de plantas medicinais na atenção básica. Serão disponibilizados chás e fitoterápicos em cápsulas, explicou Patrik Américo Pollizello Lopes, coordenador geral acadêmico.

Os medicamentos serão dispensados mediante prescrição. Os pacientes levam a receita em uma das farmácias municipais cadastradas e ela receita será encaminhada para manipulação. O reitor Carlos Eduardo Garcia ressaltou que parcerias como esta fazem com que a Unipar cumpra seu papel social, de estar sempre de portas abertas para a comunidade. Para ele, é um projeto que mostra a força da ciência e o empenho e dedicação dos alunos e professores.

53783162345 56967336b2 C

O projeto tem editais avaliados pelo Ministério da Saúde, que é extremamente rigoroso quanto ao apontamento de cada fase e cronograma. O governo federal criou o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos com o objetivo de garantir à população acesso seguro a esse tipo de medicamento, ampliando as opções terapêuticas aos usuários do SUS.

Também incentiva o uso sustentável da biodiversidade, valorização e preservação do conhecimento das comunidades e povos tradicionais, o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento tecnológico e industrial. Os medicamentos fitoterápicos são indicados para tratamentos de problemas ginecológicos, queimaduras, gastrite e úlcera, artrite e osteoartrite, entre outras recomendações.

53782954603 58e3f70b02 C
53781804312 E51d129960 C

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Uvel
Porto Camargo