Umuarama sedia seminário regional para debater o papel dos profissionais da socioeducação
O evento contou com o apoio da prefeitura municipal e ocorreu no auditório prof. Luiz Carlos Rodrigues da UniAlfa
A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação de Gestão Socioeducativo, promoveu na última quarta-feira (5), o primeiro Seminário Regional da Socioeducação de Umuarama. O evento contou com o apoio da prefeitura municipal e ocorreu durante todo o dia no auditório prof. Luiz Carlos Rodrigues da Faculdade Alfa de Umuarama (UniAlfa).
A iniciativa, composta por ciclos de palestras e debates, contou com a participação de profissionais que atuam no sistema socioeducativo, dos órgãos do Sistema de Justiça e redes de proteção (conselhos tutelares), assistência social, educação e saúde, e autoridades da região.
“O Governo do Estado busca cada vez mais regionalizar as ações para que as políticas públicas alcancem todos os 399 municípios, e isso não é diferente no caso da Socioeducação, onde já buscamos modernizar as unidades, compramos viaturas novas e valorizamos a remuneração dos agentes socioeducativos”, destacou o secretário da Justiça, Santin Roveda.
O objetivo é divulgar, mobilizar e sensibilizar o setor público e a sociedade em geral sobre a política de atendimento ao adolescente em conflito com a lei, contribuir com a formação e qualificação dos diferentes atores envolvidos, e fortalecer a regional de Umuarama.
“A partir do seminário, a regional tem mais subsídios para assessorar os 21 municípios que compõem a Amerios (Associação dos Municípios Entre Rios) para o cumprimento da política socioeducativa seguindo o estipulado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pelo Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo)”, afirmou o diretor do Escritório Regional da Socioeducação de Umuarama, Marcelo Rogério Moreira.
(Informações: Secretaria da Justiça e Cidadania)