Umuarama

Familiares e amigos pedem doações de sangue para enfermeira com diagnóstico de leucemia

Os familiares e amigos de Caroline da Silva Barrada estão fazendo uma campanha de doações de sangue para repor o estoque do Hemonúcleo de Umuarama. Aos 27 anos ela recebeu o diagnóstico de leucemia mieloide aguda (LMA) e está em tratamento.

OBemdito conversou nesta quarta-feira (5) com Emanuele Barrada, que é irmã de Carol, e informou que o diagnóstico aconteceu há cerca de duas semanas. O tratamento está acontecendo no hospital Uopeccan de Umuarama.

Carol é enfermeira e reside na cidade de Ivaté. Anteriormente ela morou em Umuarama e no começo deste ano mudou-se para a casa dos pais em Ivaté. “Ela descobriu e já começou o tratamento. Foi algo bem rápido”, disse Emanuele.

Com uma demanda média de duas bolsas de sangue por dia, há necessidade de reposição do estoque do Hemonúcleo. Por isso, são solicitadas doações de qualquer tipo sanguíneo. Basta que o doador informe o nome completo da enfermeira (Caroline da Silva Barrada) para que fique registrado no banco de sangue.

Emanuele também pede que a comunidade faça orações pela irmã, que passa por um momento delicado.

Como realizar a doação de sangue?

As doações podem ser agendadas no site do Hemepar PR, garantindo que a pessoa seja atendida em um horário pré-determinado. O Hemonúcleo em Umuarama está localizado na Avenida Manaus, 4444, na região do Centro Cívico. O horário de atendimento para doações é das 08h às 11h30 e das 13h30 às 15h30. Para mais informações e agendamentos, entre em contato pelo telefone (44) 3621-8307.

Atualmente o Hemonúcleo de Umuarama enfrenta um período de queda nas doações. OBemdito conversou nesta semana com o diretor da unidade e traz mais informações aqui.

Quem pode doar sangue?

Homens podem doar a cada dois meses, totalizando quatro doações por ano, enquanto as mulheres podem doar a cada três meses, com um máximo de três doações por ano. Após a coleta, o sangue é fracionado e os hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio) são processados. Atualmente, a maior necessidade é de doadores do tipo sanguíneo B, que está em falta na unidade.

Entre os requisitos, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Os menores de idade podem doar com autorização e na presença do responsável legal. Além disso, o doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, bem alimentado e hidratado (evitando alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação.

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

6 minutos ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

18 minutos ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

45 minutos ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

54 minutos ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

2 horas ago

Escola do Hospital Cemil forma a maior turma de Técnicos em Enfermagem da sua história

Sessão solene ocorreu na noite desta quarta-feira (3)

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais