Instituto Nossa Senhora Aparecida
Lançoni
Sicred
Umuarama 69 anos
Jaqueline Mocelin Publisher do OBemdito

Familiares e amigos pedem doações de sangue para enfermeira com diagnóstico de leucemia

Também são solicitadas orações para Caroline da Silva Barrada, que reside atualmente em Ivaté

Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
Familiares e amigos pedem doações de sangue para enfermeira com diagnóstico de leucemia
Jaqueline Mocelin - OBemdito
Publicado em 5 de junho de 2024 às 23h21 - Modificado em 6 de junho de 2024 às 10h17
9 Espetaria
Atlanta Pneus
Porto Camargo
Lançoni
Gastro Umuarama
Cupom Local

Os familiares e amigos de Caroline da Silva Barrada estão fazendo uma campanha de doações de sangue para repor o estoque do Hemonúcleo de Umuarama. Aos 27 anos ela recebeu o diagnóstico de leucemia mieloide aguda (LMA) e está em tratamento.

OBemdito conversou nesta quarta-feira (5) com Emanuele Barrada, que é irmã de Carol, e informou que o diagnóstico aconteceu há cerca de duas semanas. O tratamento está acontecendo no hospital Uopeccan de Umuarama.

Carol é enfermeira e reside na cidade de Ivaté. Anteriormente ela morou em Umuarama e no começo deste ano mudou-se para a casa dos pais em Ivaté. “Ela descobriu e já começou o tratamento. Foi algo bem rápido”, disse Emanuele.

Com uma demanda média de duas bolsas de sangue por dia, há necessidade de reposição do estoque do Hemonúcleo. Por isso, são solicitadas doações de qualquer tipo sanguíneo. Basta que o doador informe o nome completo da enfermeira (Caroline da Silva Barrada) para que fique registrado no banco de sangue.

Emanuele também pede que a comunidade faça orações pela irmã, que passa por um momento delicado.

Whatsapp Image 2024 06 05 At 21.29.00

Como realizar a doação de sangue?

As doações podem ser agendadas no site do Hemepar PR, garantindo que a pessoa seja atendida em um horário pré-determinado. O Hemonúcleo em Umuarama está localizado na Avenida Manaus, 4444, na região do Centro Cívico. O horário de atendimento para doações é das 08h às 11h30 e das 13h30 às 15h30. Para mais informações e agendamentos, entre em contato pelo telefone (44) 3621-8307.

Atualmente o Hemonúcleo de Umuarama enfrenta um período de queda nas doações. OBemdito conversou nesta semana com o diretor da unidade e traz mais informações aqui.

Quem pode doar sangue?

Homens podem doar a cada dois meses, totalizando quatro doações por ano, enquanto as mulheres podem doar a cada três meses, com um máximo de três doações por ano. Após a coleta, o sangue é fracionado e os hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio) são processados. Atualmente, a maior necessidade é de doadores do tipo sanguíneo B, que está em falta na unidade.

Entre os requisitos, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Os menores de idade podem doar com autorização e na presença do responsável legal. Além disso, o doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, bem alimentado e hidratado (evitando alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel