Foto: Assessoria PMU
Equipamentos eletrônicos que já não servem mais devem ter destinação correta: ou podem ser descartados no aterro sanitário ou ter as peças e elementos utilizados para estudo em cursos de informática e tecnologia. E este é apenas um dos pilares que fazem da Campanha E-Lixo um sucesso em Umuarama, arrecadando, todos os anos, ao menos 5 toneladas de materiais.
O projeto acontece desde 2011, em uma promoção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, como ação pelo aniversário da cidade. “Em 2024 vamos fazer nesta terça-feira (4), das 10h às 17h, na Feira do Produtor. Ficamos dois anos sem a campanha – apenas em 2020 e 2021, devido à pandemia de coronavírus – e mais de 150 toneladas de materiais que poderiam, no mínimo, contaminar o meio ambiente. O lixo eletrônico é um problema global e afeta não apenas o meio ambiente, mas a saúde humana e dos animais”, comenta Waltinho Sucupira, secretário de Meio Ambiente.
Muitos moradores entraram em contato com a prefeitura porque estavam em dúvida com relação ao que podem ou não entregar para descarte durante a campanha. “Deixamos bem claro: só não aceitamos aquelas cápsulas de tonner e cartuchos [de impressoras], nem lâmpadas de grandes geradores, que, por sua natureza, devem ter um outro tipo de descarte especial, que pode ser combinado com a empresa em que a pessoa compra esses produtos”, lembra a diretora do Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani.
Fernanda conta que durante a campanha as pessoas podem também levar geladeiras, frigobar, aparelhos de ar-condicionado, tanquinhos, máquinas de lavar, coifas (Suggar), liquidificadores, batedeiras, torradeiras, lancheiras, grill, forninho elétrico, caixas de som, aspiradores de pó, videocassetes, DVDs e outros aparelhos antigos ou já em desuso.
“Teremos equipes para receber todos esses materiais, por isso o cidadão não precisa se preocupar, pode colocar tudo no porta-malas, em carretinhas, nas carrocerias e levar até a feira que lá teremos gente para descarregar tudo”, destaca Fernanda.
A Campanha E-Lixo conta com apoios importantes para ser realizada, como a Unipar (Universidade Paranaense), a UniAlfa e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), da Cooperativa de Reciclagem de Umuarama (Cooperuma) e da rede de supermercados Planalto, além dos servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Novamente o evento será no espaço onde é realizada a Feira do Produtor de quarta-feira (na avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, fundos do Estádio Lúcio Pipino e Bosque Uirapuru)”, destaca.
SERVIÇO
CAMPANHA E-LIXO – Arrecadação de lixo eletrônico – Data: 04/06/2024 (terça-feira) – Horário: das 10h às 17h – Local: Feira do Produtor – Av. Dr. Angelo Moreira da Fonseca – fundos do Estádio Lúcio Pipino – Informações: Secretaria de Meio Ambiente – Telefone: (44) 3621-4141 – Ramal 101.
(Reportagem: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais