Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Umuarama 69 anos
Lançoni
Redação Publisher do OBemdito

Umuarama: Campanha para descarte de lixo eletrônico será nesta terça-feira das 10h às 17h

População também pode levar geladeiras, liquidificadores e aparelhos eletroeletrônicos que já não funcionam mais

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Umuarama: Campanha para descarte de lixo eletrônico será nesta terça-feira das 10h às 17h
Redação - OBemdito
Publicado em 4 de junho de 2024 às 06h46 - Modificado em 4 de junho de 2024 às 08h19
9 Espetaria
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus
Lançoni
Porto Camargo
Cupom Local

Equipamentos eletrônicos que já não servem mais devem ter destinação correta: ou podem ser descartados no aterro sanitário ou ter as peças e elementos utilizados para estudo em cursos de informática e tecnologia. E este é apenas um dos pilares que fazem da Campanha E-Lixo um sucesso em Umuarama, arrecadando, todos os anos, ao menos 5 toneladas de materiais.

O projeto acontece desde 2011, em uma promoção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, como ação pelo aniversário da cidade. “Em 2024 vamos fazer nesta terça-feira (4), das 10h às 17h, na Feira do Produtor. Ficamos dois anos sem a campanha – apenas em 2020 e 2021, devido à pandemia de coronavírus – e mais de 150 toneladas de materiais que poderiam, no mínimo, contaminar o meio ambiente. O lixo eletrônico é um problema global e afeta não apenas o meio ambiente, mas a saúde humana e dos animais”, comenta Waltinho Sucupira, secretário de Meio Ambiente.

Muitos moradores entraram em contato com a prefeitura porque estavam em dúvida com relação ao que podem ou não entregar para descarte durante a campanha. “Deixamos bem claro: só não aceitamos aquelas cápsulas de tonner e cartuchos [de impressoras], nem lâmpadas de grandes geradores, que, por sua natureza, devem ter um outro tipo de descarte especial, que pode ser combinado com a empresa em que a pessoa compra esses produtos”, lembra a diretora do Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani.

Fernanda conta que durante a campanha as pessoas podem também levar geladeiras, frigobar, aparelhos de ar-condicionado, tanquinhos, máquinas de lavar, coifas (Suggar), liquidificadores, batedeiras, torradeiras, lancheiras, grill, forninho elétrico, caixas de som, aspiradores de pó, videocassetes, DVDs e outros aparelhos antigos ou já em desuso.

“Teremos equipes para receber todos esses materiais, por isso o cidadão não precisa se preocupar, pode colocar tudo no porta-malas, em carretinhas, nas carrocerias e levar até a feira que lá teremos gente para descarregar tudo”, destaca Fernanda.

A Campanha E-Lixo conta com apoios importantes para ser realizada, como a Unipar (Universidade Paranaense), a UniAlfa e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), da Cooperativa de Reciclagem de Umuarama (Cooperuma) e da rede de supermercados Planalto, além dos servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Novamente o evento será no espaço onde é realizada a Feira do Produtor de quarta-feira (na avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, fundos do Estádio Lúcio Pipino e Bosque Uirapuru)”, destaca.

SERVIÇO

CAMPANHA E-LIXO – Arrecadação de lixo eletrônico – Data: 04/06/2024 (terça-feira) – Horário: das 10h às 17h – Local: Feira do Produtor – Av. Dr. Angelo Moreira da Fonseca – fundos do Estádio Lúcio Pipino – Informações: Secretaria de Meio Ambiente – Telefone: (44) 3621-4141 – Ramal 101.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel