Instituto Nossa Senhora Aparecida
Lançoni
Umuarama 69 anos
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Professores protestam em frente aos colégios estaduais de Umuarama contra a privatização

A manifestação é contrária à proposta do Governo Estadual de privatização da gestão das instituições

Foto: Luiz Fernando/OBemdito
Foto: Luiz Fernando/OBemdito
Professores protestam em frente aos colégios estaduais de Umuarama contra a privatização
Redação - OBemdito
Publicado em 3 de junho de 2024 às 10h10 - Modificado em 3 de junho de 2024 às 13h22
Gastro Umuarama
Cupom Local
Atlanta Pneus
Lançoni
Porto Camargo
9 Espetaria

Professores e funcionários da rede estadual que são contrários à proposta do Governo do Estado – que entrega a gestão das instituições para empresas privadas – estão protestado em frente à colégios de Umuarama na manhã desta segunda-feira (3). Na cidade, a mudança está prevista para ocorrer no Colégio Estadual Vereador José Balan e o Colégio Estadual Tiradentes, porém, do Núcleo Regional de Umuarama outros três colégios também devem ser afetados.

O protesto acontece mesmo após o impedimento de greve emitido pelo Tribunal de Justiça do Paraná, através da desembargadora Dilmari Helena Kessler, que proibiu as greves nas instituições até que seja apresentado um plano de manutenção das atividades educacionais. Ao OBemdito, a categoria afirmou que não foi estabelecido um diálogo da APP com o Governo para que seja apresentado um plano de reposição que atenda a demanda.

“Reposição nós sempre fazemos. A greve de 2015, foi uma greve grande, nós trabalhamos aos sábados, não tivemos os recessos de julho, estendemos calendário, voltamos mais cedo em janeiro, então reposição sempre tem”, afirma o professor Paulo Zanatto, do Colégio José Balan.

Entretanto, mesmo com os professores em frente aos colégios, as aulas seguem acontecendo dentro das instituições. “O que nos foi passado é que seriam aulas gravadas, os alunos estariam assistindo essas aulas dentro da instituição e os professores que vieram aqui e que não aderiram ao movimento, que é a minoria, estão em sala de aula. É um mínimo número de professores que estão lá dentro e os alunos estão assistindo aula em TVs nas salas que não têm professores”, concluiu Paulo.

OBemdito também verificou que, mesmo com a não-adesão de parte do corpo docente, todas as escolas estaduais estão com algum tipo de paralisação de funcionários, mesmo que de forma parcial. A reportagem foi até a sede da APP Sindicato de Umuarama nesta manhã e conversou com os docentes, que afirmaram que seguem aguardando uma resposta da APP de Curitiba para confirmar se a greve prosseguirá.

Assista abaixo a entrevista com a professora Margarida Cardoso Lavado Queiroz, que falou sobre o ato:

Vídeo: Danilo Martins/OBemdito

Sobre a terceirização

A proposta do Governo do Paraná busca terceirizar a gestão de escolas públicas no Paraná, com exceção de escolas indígenas em comunidades quilombolas, em ilhas e as atuais cívico-militares. O projeto de lei foi aprovado pela maioria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na última quarta-feira e (29), com votos contrários dos deputados Arilson Chiorato (PT) e Requião Filho (PT).

Segundo o Governo do Estado, o programa, intitulado “Parceiro da Escola”, busca otimizar a gestão administrativa e infraestrutura das escolas a partir de parcerias com empresas que cuidam de gestão educacional. Tais empresas seriam responsáveis pelo gerenciamento administrativo das instituições educacionais, além de serviços terceirizados, como segurança, limpeza e outros.

O Governo pretende implantar o modelo em 200 escolas dos 110 municípios estaduais. As mudanças aplicadas, entretanto, não devem ser aplicadas na gestão pedagógica e nas metodologias de ensino aplicadas pelas instituições.

Se de um lado os deputados da base governista receberam bem a proposta dizendo ela trará avanços e modernidades para a administração escolar, deputados da oposição a rejeitaram com veemência, afirmando que o projeto é uma nova forma de terceirizar o ensino público da rede estadual.

Whatsapp Image 2024 06 03 At 08.22.45 2
Foto: Danilo Martins/OBemdito

Whatsapp Image 2024 06 03 At 08.20.56
Foto: Luiz Fernando/OBemdito
Whatsapp Image 2024 06 03 At 08.20.55
Foto: Luiz Fernando/OBemdito
Whatsapp Image 2024 06 03 At 08.20.57
Foto: Luiz Fernando/OBemdito
Whatsapp Image 2024 06 03 At 08.20.55 1
Foto: Luiz Fernando/OBemdito
Whatsapp Image 2024 06 03 At 08.22.45 1
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Whatsapp Image 2024 06 03 At 08.22.45
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Whatsapp Image 2024 06 03 At 08.22.44 1
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Whatsapp Image 2024 06 03 At 08.22.44
Foto: Danilo Martins/OBemdito

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel