Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Umuarama 69 anos
Lançoni
Agência Estadual Publisher do OBemdito

Obra na subestação da Copel de Guaíra aumenta capacidade de energia elétrica em Umuarama

Outras cidades das regiões Oeste e Noroeste são beneficiadas com o aumento de potência

Fotos: AEN
Fotos: AEN
Obra na subestação da Copel de Guaíra aumenta capacidade de energia elétrica em Umuarama
Agência Estadual - OBemdito
Publicado em 2 de junho de 2024 às 15h41 - Modificado em 2 de junho de 2024 às 15h43
Atlanta Pneus
Lançoni
Cupom Local
9 Espetaria
Porto Camargo
Gastro Umuarama

A Copel colocou em operação, neste mês de maio, um novo transformador na subestação Guaíra, localizada no Oeste do Paraná, concluindo o grande projeto que aumentou de 300 para 600 megavolts-amperes (MVA) a potência total da instalação. Essa ampliação confere mais segurança e confiabilidade para a rede de transmissão de energia que opera em alta tensão (230 mil Volts) nas regiões Oeste e Noroeste do Paraná e beneficia diretamente cerca de meio milhão de pessoas.

O pacote de obras na subestação absorveu R$ 60 milhões em investimentos e foi dividido em duas etapas principais. Na primeira, concluída em março deste ano, foi instalado o terceiro transformador da planta, com 225 MVA.

Na segunda fase, concluída agora, um transformador de 150 MVA antigo foi substituído por uma nova unidade, de 225 MVA. Nesse processo de atualização, houve também a troca de outros equipamentos obsoletos e com capacidade superada.

“Ao ampliarmos a potência de transformação nessa subestação, que está em uma localização estratégica, os polos de consumo daquela região podem receber mais energia elétrica e todo o sistema de alta tensão fica mais robusto e confiável, com menor risco de desligamentos”, explica o diretor de Geração e Transmissão da Copel, Moacir Bertol.

6659c4a349a30trafo C E Trafo A Novos 1

A subestação Guaíra conecta-se com outras subestações que compõem o Sistema Interligado Nacional e estão localizadas nos municípios de Umuarama, Sarandi, Cascavel, Foz do Iguaçu. Há, ainda, uma conexão com a subestação Dourados, no Mato Grosso do Sul.

De Guaíra também partem linhas que levam energia aos consumidores atendidos pelas subestações menores localizadas em Marechal Cândido Rondon, Palotina e Altônia. O investimento beneficiou indiretamente a operação das subestações Toledo, Concórdia, Assis Chateaubriand e Vila Gaúcha.

6659c49752e6ftrafos E Patio 138 1

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Uvel
Porto Camargo