Lançoni
Sicred
Umuarama 69 anos
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Curso ensina produtores rurais e feirantes a fazerem compotas e frutas desidratadas

Objetivo é melhorar o processo produtivo e incrementar a renda

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Curso ensina produtores rurais e feirantes a fazerem compotas e frutas desidratadas
Redação - OBemdito
Publicado em 1 de junho de 2024 às 16h19 - Modificado em 1 de junho de 2024 às 16h20
Porto Camargo
Gastro Umuarama
Cupom Local
Atlanta Pneus
Lançoni
9 Espetaria

A Secretaria Municipal de Agricultura, com o objetivo de estimular a capacitação dos produtores rurais, feirantes e seus familiares, disponibiliza cursos totalmente gratuitos devido a parceria estabelecida com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e com o Sindicato Rural. Nesta semana (dias 27 e 28) foi realizado o curso ‘Compotas e Frutas Desidratadas’, no Banco de Alimentos de Umuarama.

Segundo o secretário Waltinho Sucupira, um dos focos estabelecidos pela administração municipal é o de melhorar os processos produtivos, incrementando a renda dos produtores da agricultura familiar, garantindo a produção de alimentos seguros. “Nossa parceria com o Senar e do Sindicato Rural proporciona essa possibilidade de beneficiarmos os agricultores no desenvolvimento da produção artesanal de alimentos e na conservação de frutas e hortaliças”, observa.

A nutricionista Huana Godói, chefe da Divisão de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Agricultura, comenta que a oportunidade de qualificação ocorreu de forma gratuita aos produtores, trabalhadores rurais e suas famílias. “Foram 16 horas-aula com certificação acerca de conteúdos como conceito de frutas, frutos climatéricos e não climatéricos, períodos de safras das frutas no Paraná, rotulagem, medidas e receitas, métodos de conservação, exaustão, branqueamento, esterilização, pasteurização, desidratação e embalagens”, conta.

Ela acrescentou que as oito participantes aprenderam ainda sobre a importância nutricional e econômica das frutas, boas práticas de manipulação de doces, conservas compotas e frutos cristalizados, identificação e preparação de equipamentos e utensílios, fabricação de doces, compotas, frutas cristalizadas, conservas e geleias, acondicionamento, armazenamento e encerramento com demonstração e degustação dos produtos.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel