Estudantes do IFPR de Umuarama representam o Brasil em evento nos Estados Unidos
No evento, eles apresentaram um nanocurativo biodegradável que pode contribuir no tratamento de feridas da pele humana.
Os estudantes do ensino integrado em Química do campus de Umuarama do IFPR (Instituto Federal do Paraná), Giovanna Pereira do Prado e Alan Matheus Carneiro Martins, participaram do Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF), realizado entre os dias 11 e 17 de maio, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
No evento, que é a maior feira de ciências para estudantes pré-universitários do mundo, eles apresentaram um nanocurativo biodegradável e maleável contendo nanopartículas de prata — detentoras de propriedades antimicrobianas — que podem contribuir no tratamento da resistência a antibióticos em feridas da pele humana.
O trabalho, que teve a orientação dos professores Giselle Giovanna do Couto de Oliveira e Otávio Akira Sakai, havia se classificado para representar o país na 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada no mês de fevereiro em São Paulo.
O projeto de pesquisa foi campeão na categoria Ciências Biológicas. Além disso, o professor Otávio Akira Sakai foi nomeado como melhor orientador do estado do Paraná.