Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Jaqueline Mocelin Publisher do OBemdito

Após incêndio na Sorvetes Guri, Bombeiros reconhecem defasagem de efetivo

Um grande incêndio atingiu a fábrica da Sorvetes Guri em Umuarama na noite do último domingo (15). Sete caminhões que […]

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Após incêndio na Sorvetes Guri, Bombeiros reconhecem defasagem de efetivo
Jaqueline Mocelin - OBemdito
Publicado em 19 de agosto de 2021 às 19h24 - Modificado em 20 de agosto de 2021 às 12h18
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

Um grande incêndio atingiu a fábrica da Sorvetes Guri em Umuarama na noite do último domingo (15). Sete caminhões que estavam no pátio da indústria foram consumidos pelo fogo. Equipes do Corpo de Bombeiros levaram mais de 3 horas para controlar o fogo.

Seis deles estavam carregados com produtos, prontos para saírem em direção aos pontos de venda no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O prejuízo deve ser maior que o previsto e pode chegar a R$ 8 milhões, conforme a direção da empresa.

Em declarações à imprensa, o diretor da empresa, Miguel Fuentes Romero elogiou o trabalho dos bombeiros, mas alertou para a falta de efetivo e estrutura do 6º Subgrupamento de Umuarama. Declarações feitas pelo empresário repercutiram entre as lideranças empresariais, que passaram a cobrar um posicionamento das autoridades políticas do Estado.

O Corpo de Bombeiros emitiu uma nota à imprensa sobre os questionamentos. A corporação informa que a unidade local está recebendo investimentos para a aquisição de viaturas; reconhece que há defasagem de efetivo e que aguarda a finalização do concurso público estadual, que visa preencher 400 vagas.

Confira a nota abaixo, na íntegra:

NOTA À IMPRENSA

Após o incêndio em caminhões estacionados no pátio da empresa Sorvetes Guri, no município de Umuarama/PR, ocorrido na noite do dia 15 de agosto do corrente, e em virtude dos questionamentos recebidos da imprensa, o Comando do Corpo de Bombeiros esclarece que:

1. Os bombeiros militares escalados de serviço naquela ocasião desempenharam um trabalho eficiente e profissional com muita dedicação à população. Entretanto reconhecemos que há uma defasagem de efetivo de modo geral nas unidades bombeiro-militar do Estado.

2. Por outro lado, o processo seletivo realizado por concurso público destinado ao preenchimento de 400 vagas para o cargo de soldado bombeiro militar, encontra-se em andamento.

3. Quanto ao questionamento referente a estrutura do Corpo de Bombeiros, especificamente quanto à Unidade de Umuarama, esclarecemos que nossa Instituição tem recebido aporte de investimentos para aquisição de viaturas, os quais tem sido concretizados, especialmente nos anos de 2019, 2020 e 2021, bem como outros equipamentos necessários ao desempenho de nossa função pública.

Curitiba, 18 de agosto de 2021.

Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.