Umuarama

Fiscalização dispersa aglomeração com 300 pessoas no centro da cidade

Neste fim de semana uma página que tem mais de 400 mil seguidores no Instagram e que monitora aglomerações em todo Brasil publicou uma foto da área central de Umuarama onde havia grande movimentação de pessoas, apesar das medidas de segurança sanitária recomendadas para evitar a proliferação do coronavírus (veja o post aqui).

A Prefeitura de Umuarama, por sua vez, realizou na mesma data fiscalização junto com os órgãos de segurança em diversas regiões de Umuarama. Entre as principais irregularidades estavam, segundo o Executivo, aglomerações, falta de uso de máscara e funcionamento em horário incompatível com as determinações.

As ações foram realizadas pelo Serviço de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Guarda Municipal (telefone 153) e de equipe do 25º Batalhão da Polícia Militar (25º BPM).

Umuarama continua em situação de emergência por conta da pandemia e com medidas restritivas em vigência, visando conter o avanço da doença. Nesta segunda-feira a taxa de ocupação das UTIs Covid na Capital da Amizade chegou a 100% (saiba mais).

Na sexta-feira (16) as ações de fiscalização se concentraram no período da noite, a partir das 19h30. Foram notificadas três academias por usuários que não estavam utilizando a máscara, além de um bar na Rua Tomé de Souza, uma lanchonete na Av. Rio Grande do Norte e outro bar na Av. Maringá. O trabalho foi encerrado às 22h, porém às 23h a GMU e a PM realizaram patrulhamento na Av. Maringá, esquina com a Rua Cambé, e no entorno do Lago Aratimbó para orientar e dispersar aglomerações em respeito ao toque de recolher, sendo prontamente atendidos.

No último sábado (17) a ação foi iniciada ainda pela manhã. Às 10h55 a GMU foi acionada para orientar uma conveniência sobre a retirada de mesas para atendimento ao público foram do estabelecimento, na Av. Londrina. Mais tarde foram notificados um bar na Praça Anchieta, três lanches na Avenida Paraná, Parque Jabuticabeiras e Primeiro de Maio e uma lanchonete foi infracionada. Uma aglomeração com cerca de 300 pessoas foi dispersada na Avenida Maringá, onde foram identificados e qualificados pelo CPF 30 pessoas. Dois bares abertos nas imediações foram infracionados pela Vigilância Sanitária, após a central da Guarda receber várias reclamações desta situação.

A fiscalização teve continuidade no domingo (18) com ações no início da noite na Rua Tomé de Souza (bar com aglomeração de pessoas e mesas na calçada). Na Rua Bahia com a Maranhão (som alto e aglomeração de pessoas) foi apurado se tratar de uma festa de família. Os moradores foram orientados sobre a perturbação do sossego desligaram o som. Na Rua Havana, frente a igreja do Córrego Longe, houve denúncia de aglomeração e mesas na calçada em um bar. Outra denúncia foi de mesas na calçada em um trailer de lanche na Avenida Paraná, por volta das 21h30.

“Embora tenham ocorrido algumas mudanças nos decretos, flexibilizando o funcionamento do comércio, as pessoas devem continuar respeitando o distanciamento, evitar sair de casa de forma desnecessária e principalmente evitar estabelecimentos onde se concentram grande número de possas. A proximidade acaba favorecendo a disseminação da Covid-19 e a situação da doença ainda não está sob controle”, alertou o secretário da Defesa Social, Valdecir Capelli.

Receba as informações de OBemdito em primeira mão no seu celular. Clique aqui e acesse nosso Telegram.

Legare Filho

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

4 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

5 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

6 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

7 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

9 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

10 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais