Sicred
Umuarama 69 anos
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Lançoni
Redação Publisher do OBemdito

Escola Municipal Maria Augusta Amaral Picelli é inaugurada em cerimônia marcada por emoção

A obra de 3.121,38 m² vai atender a mais de 240 alunos em período integral

Fotos: Assessoria PMU
Fotos: Assessoria PMU
Escola Municipal Maria Augusta Amaral Picelli é inaugurada em cerimônia marcada por emoção
Redação - OBemdito
Publicado em 27 de maio de 2024 às 18h53 - Modificado em 27 de maio de 2024 às 18h54
Atlanta Pneus
Porto Camargo
Cupom Local
Gastro Umuarama
9 Espetaria
Lançoni

A determinação do prefeito de Umuarama em concluir obras inacabadas teve nova e especial etapa na manhã desta segunda-feira (27) com a inauguração da Escola Municipal Professora Maria Augusta Amaral Picelli, obra de 3.121,38 m² que vai atender a mais de 240 alunos em período integral.

A construção foi iniciada em 2013 e, após passar por três empreiteiras nesses 11 anos, foi concluída sob a intervenção direta de Pozzobom. A cerimônia de inauguração foi marcada por momentos de emoção, com a presença de familiares da pedagoga, autoridades, comunidade escolar e imprensa.

A secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, fez um resumo do processo de execução da unidade escolar, registrando séries de percalços enfrentados com as empreiteiras que iniciavam o trabalho para, logo mais, abandonarem a obra.

“Pozzobom assinou, no dia 12 de julho de 2021, o contrato que possibilitou a finalização da construção da escola e esta data será um marco. Assim como hoje será definitivamente um marco na história desta unidade educacional”, comentou.

O deputado federal umuaramense Zeca Dirceu, que há 14 anos faz parte da Comissão de Educação na Câmara, destacou que a obra tem recursos do Governo Federal. “Passamos por um período terrível em que não houve investimento algum em Educação”, afirmou

E segiu: “Mesmo com o aumento na arrecadação houve a determinação do governo passado em relegar a Educação a um segundo ou terceiro plano. Mas isso acabou e estamos novamente vivendo tempos de valorização da educação de crianças, jovens e adultos. É com muito orgulho que estou aqui hoje com você inaugurando mais esta obra importante que transformará a vida de muitas pessoas”, registrou.

Em Tempo Integral

Visivelmente emocionado com a inauguração, Celso Pozzobom relatou que a Escola Maria Augusta Amaral Picelli é a quarta unidade escolar da cidade a oferecer atendimento em tempo integral. “Confesso que quando assumi a administração municipal em 2017 minha determinação era para que tivéssemos dez escolas em tempo integral, porém fomos prejudicados por um período de afastamento, tempo que nada foi feito no sentido de concluir obras inacabadas ou, pior ainda, nada chegando de novo para a Educação”, disse.

E completou: “Mas estou particularmente muito feliz porque quando investimos em educação, minha mulher [Maria Dulce Barreiros Pozzobom], que é pedagoga e dedicada à educação especial, fica mais feliz ainda: ela sempre cobrou por ações nesse setor”, observou.

GRANDE MESTRE

A escolha do nome de Maria Augusta Amaral Picelli foi recebida com alegria e emoção principalmente por diretores, coordenadores, professores e demais profissionais de educação que conheceram a ‘Professora Maria Augusta’, um ícone da pedagogia por sua determinação em fazer da educação um instrumento transformador de vidas.

“Ela era uma profissional exigente, dedicada e que sempre fez questão de incluir, agregar, nunca discriminar e que sempre apostou no potencial dos alunos, sem julgar suas origens”, pontuou Mauriza Menegasso.

A pedagoga Lucilena Amaral Picelli, caçula de Maria Augusta (que também é mãe da pedagoga Lucineide, do contador Aládio Junior, e do empresário Luciano), falou em nome da família. “Não há como definir a emoção e a honra que temos em nosso coração: estamos vivenciando um momento único na história de nossa família”, disse.

E completou: “A valorização de uma pessoa cuja vida só tinha valor quando estava trabalhando para transformar a vida de outras pessoas por meio da educação. Ela sempre escolheu oferecer o bem sem olhar a quem e esperamos sinceramente que este espaço, esta escola, seja uma matriz onde os princípios de bondade e positivismo, que nossa mãe tanto lutou, sejam repercutidos e difundidos para sempre”, afirmou.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Uvel
Porto Camargo