Umuarama 69 anos
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Lançoni
Redação Publisher do OBemdito

Fiep reconhece postumamente fundador da Umaflex como Benemérito da Indústria

Wanderlei Xavier Ribeiro foi homenageado com o título que reconhece industriais que se dedicaram ao crescimento do setor no Paraná

Fotos: PMU
Fotos: PMU
Fiep reconhece postumamente fundador da Umaflex como Benemérito da Indústria
Redação - OBemdito
Publicado em 25 de maio de 2024 às 16h00 - Modificado em 25 de maio de 2024 às 16h00
Gastro Umuarama
Porto Camargo
Cupom Local
9 Espetaria
Atlanta Pneus
Lançoni

Dentro da Semana da Indústria 2024, realizada pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), dois empresários do Noroeste do Estado foram homenageados na quinta-feira (23), em Maringá, em alusão ao Dia Nacional da Indústria (25/05). Um deles é de Umuarama: Wanderlei Xavier Ribeiro, reconhecido postumamente com o título de Benemérito da Indústria.

Fundador da Umaflex Estofados e Colchões, com sede em Umuarama, Wanderlei foi homenageado com o título que reconhece industriais já falecidos que se dedicaram ao crescimento do setor no Paraná. À frente da Umaflex, ele levou o nome do município para todo o Brasil e diversos países da América Latina.

O prefeito Celso Pozzobom foi representado pelo secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, e pelo coordenador da Casa do Empreendedor, Sérgio Vercezi Filho.

“Wanderley iniciou sua atividade em 1993, fabricando dois estofados por dia. Sete meses depois, sua empresa produzia dez peças/dia e dois anos à frente, já fabricava 40 peças diárias”, lembra o secretário. “Pelo exemplo que deixou, ele merece todas as homenagens”, completou.

Hoje, com três unidades industriais (Umuarama, Conchal-SP e Escada-PE), a Umaflex atende desde pequenas lojas até as maiores redes de móveis do país. O moderno parque industrial tem mais de 150 mil m² de área construída. Wanderlei Xavier Ribeiro faleceu em 11 de agosto de 2021.

Em nome da família, o filho Leonardo Ribeiro declarou que a homenagem prestada pela Fiep representa um tributo à memória do pai, “um homem que dedicou a vida ao desenvolvimento da indústria e da região de Umuarama”, disse.

Leonardo lembrou que, ao abrir indústrias e criar oportunidades de trabalho, Wanderlei ajudou a transformar vidas e contribuiu para o crescimento de Umuarama e região.

“Agradeço de coração à Fiep e ao Simur (Sindicato das Indústrias Moveleiras de Umuarama e Região) por esta justa homenagem”, completou. Representaram a família na entrega do título, ainda, o filho Vitor e os irmãos do industrial, Adalto, Walnei, Wagner e Edson Xavier Ribeiro.

A homenagem foi proposta pelo Simur, junto com outros sindicatos da região – Sialpar, Siapar, Sibiopar, Sibielpar, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Maringá (Sindimetal Maringá) e Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Maringá (Sindirepa Maringá).

O presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, destacou que, ao homenagear empresários que dedicaram suas vidas ao desenvolvimento industrial, a Fiep dá sentido ao seu trabalho.

“Nossa missão aqui hoje é mostrar a importância daqueles que tanto fizeram pela indústria. E quem está sendo homenageado é o empreendedor, é quem está à frente dos negócios. Batalhar por melhores condições é a nossa missão, mas eles é que são merecedores de todas as homenagens”, disse.

O evento em Maringá reuniu diretores da Fiep, presidentes de sindicatos empresariais e lideranças industriais e de outros segmentos econômicos de todo o Noroeste, o secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes, o deputado federal Zeca Dirceu, os deputados estaduais Evandro Araújo e Luis Corti, o secretário de Aceleração Econômica e Turismo de Maringá, George Coelho, e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), José Carlos Barbieri.

(Com informações PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Uvel
Porto Camargo