Umuarama 69 anos
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Lançoni
Sicred
Jaqueline Mocelin Publisher do OBemdito

Secretaria de Trânsito surpreende condutores de Umuarama com notificações cidadãs

A correspondência lembra uma multa, porém, é um elogio ao motorista que praticou alguma ação corretamente

Foto: Danilo Martins/Arquivo OBemdito
Foto: Danilo Martins/Arquivo OBemdito
Secretaria de Trânsito surpreende condutores de Umuarama com notificações cidadãs
Jaqueline Mocelin - OBemdito
Publicado em 22 de maio de 2024 às 20h33 - Modificado em 23 de maio de 2024 às 07h06
Gastro Umuarama
Lançoni
Porto Camargo
Atlanta Pneus
9 Espetaria
Cupom Local

Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) de Umuarama está chamando a atenção. Vários condutores da cidade estão recebendo a ‘notificação cidadã’. A correspondência lembra uma multa, porém, é um elogio ao motorista que praticou alguma ação corretamente.

A ação faz parte da campanha Maio Amarelo, que busca conscientizar e orientar a população sobre o comportamento no trânsito. Após uma publicação sobre a notificação cidadã que ganhou destaque nas redes sociais, OBemdito conversou com o secretário da Sestram, Valdecir Capelli, para saber mais sobre essa novidade.

Capelli comentou que a ideia foi apresentada por um dos agentes de trânsito, que viu na internet que um município estava usando a notificação cidadã como forma de conscientizar os condutores. A equipe da Sestram aprovou a iniciativa e a colocou em prática no Maio Amarelo.

O secretário explicou que a escolha dos motoristas agraciados com a ‘falsa multa’ acontece através da observação dos agentes, que acompanham o movimento nas ruas, e também pelas câmeras de monitoramento da Diretoria de Trânsito (Umutrans). “Quando observamos uma atitude, que deveria ser corriqueira e de cortesia, mas atualmente é mais rara, anotamos a placa do veículo e encaminhamos a notificação para o endereço do condutor, o parabenizando por aquela ação”, disse.

Entre as condutas observadas (e que podem gerar notificações cidadãs), então parar o veículo para o pedestre passar, esperar outro carro sair da vaga de estacionamento, ajudar uma pessoa a atravessar a rua, esperar o pedestre terminar a travessia na abertura do semáforo, entre outras.

Capelli afirmou que a ideia inicial era emitir pelo menos 800 notificações neste mês. Porém, ele não tem certeza se será possível atingir esse número, pois o processo é manual e demanda tempo da equipe. No entanto, a Sestram está considerando estender a iniciativa para outras datas, como a Semana do Trânsito, que ocorre em setembro.

Para o secretário, a notificação cidadã é uma forma de valorizar os bons motoristas e melhorar as condições de trânsito da cidade. “É importante que as pessoas vejam que o órgão de trânsito não existe somente para multar, mas também para melhorar o trânsito. A campanha Maio Amarelo traz reflexos positivos, mas talvez com essa novidade das notificações, consigamos um feedback melhor. Muitas vezes entregamos panfletos, que acabam não sendo lidos. Porém, as cartinhas trazem um diferencial e a pessoa se sente valorizada”, argumentou.

Foto: Wilson Avigo Antonio

SURPREENDIDO

O empresário Wilson Avigo Antonio recebeu uma das notificações cidadãs da Sestram. Ele fez uma publicação nas redes sociais que chamou a atenção. “Hoje recebi uma notificação da Umutrans e fiquei muito surpreso, achando que era uma multa, pelo contrário era me parabenizando por uma atitude que para mim é normal. Parabéns Umutrans, mais uma vez mostrando a todos que um trânsito bom se faz com a participação de todos”, escreveu.

Wilson conversou com OBemdito e disse que fez a postagem para mostrar que há boas iniciativas na administração pública. “A gente não pode só criticar as ações dos órgãos públicos, precisamos elogiar também quando são bem feitas. Quando recebi a notificação, a primeira coisa que pensei foi: ‘mais uma multa’. Depois, comecei a ler e fiquei muito surpreso”, comentou.

O empresário, que já residiu por vários anos em Curitiba, considera que o trânsito local é bastante conturbado. “O trânsito em Umuarama é complicado, mais perigoso do que muitas cidades grandes. O motorista não respeita, quando paramos na faixa alguém sempre buzina, outros cortam o sinal vermelho. Acho que falta mais conscientização por parte dos motoristas”, afirmou.

Wilson finalizou parabenizando a Diretoria de Trânsito. “Achei a ideia da Umutrans ótima, muito criativa. É com certeza uma bela iniciativa e os parabenizo por isso”.

OUTRAS AÇÕES DO MAIO AMARELO

Outras ações também estão sendo desenvolvidas no âmbito da campanha Maio Amarelo em Umuarama. Estão sendo realizadas blitzes educativas com apoio da Polícia Militar e da Ciretran/Detran, palestras em empresas e até mesmo uma simulação de acidente no centro da cidade. Além disso, na terça-feira (21) foram retomadas as aulas da Escolinha de Trânsito, que visa conscientizar alunos da rede municipal de ensino.  

No entanto, mesmo com diversas atividades, Capelli lembra que o principal é que os condutores tenham atitudes mais adequadas para evitar acidentes e outros problemas. “Umuarama tem um trânsito complicado, principalmente em decorrência da postura do condutor. Acredito que muitos problemas poderiam ser evitados com uma mudança de comportamento dos motoristas. Falta cortesia no trânsito local”, disse.

Os empresários interessados em levar a equipe da Diretoria de Trânsito para ministrar palestras para seus colaboradores podem entrar em contato com a Umutrans. “E não precisa ser apenas no mês de maio. Essa conscientização pode ocorrer durante todo o ano”, finalizou o secretário.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel