Sicred
Umuarama 69 anos
Lançoni
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Aulas da Escolinha de Trânsito da Umutrans são retomadas para estudantes do 4º ano

O projeto é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação

Fotos: PMU
Fotos: PMU
Aulas da Escolinha de Trânsito da Umutrans são retomadas para estudantes do 4º ano
Redação - OBemdito
Publicado em 21 de maio de 2024 às 21h05 - Modificado em 21 de maio de 2024 às 21h05
Gastro Umuarama
Cupom Local
Porto Camargo
9 Espetaria
Atlanta Pneus
Lançoni

A Escolinha de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) iniciou uma nova etapa de orientações e conscientização para crianças da rede municipal de ensino, nesta terça-feira (21). O projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, abrange alunos do 4º ano das escolas municipais e, ocasionalmente, turmas de escolas privadas e da Escola Especial Nice Braga, da Apae.

O prefeito Celso Pozzobom e o secretário da Sestram, Valdecir Capelli, participaram da aula inaugural ao lado do diretor de Trânsito, Cabo Galvão, e da coordenadora das unidades curriculares de Ciências e Geografia da Secretaria de Educação, professora Elaine Darli Baffilli Hirt.

Os alunos da Escola Municipal Sebastião de Mattos estavam acompanhados da professora Sirlene Mirlane de Carvalho Paintner. As aulas são ministradas pela instrutora Andressa Siqueira Morando e pelo agente de trânsito David Ferreira Lima.

Além do conteúdo teórico, apresentado de forma leve e divertida, os alunos também conhecem a mini cidade da Umutrans, onde têm contato prático com a sinalização e regras de trânsito, como faixa de pedestres, placas de ‘pare’, semáforo, entre outras. Segundo a instrutora, cerca de 1.500 crianças passam todos os anos pela escolinha.

As crianças são orientadas sobre o comportamento no trânsito, tanto como pedestres quanto como ciclistas, e também a “cobrar” dos pais motoristas o respeito à sinalização e aos limites de velocidade.

“A ideia é formar cidadãos conscientes que no futuro sejam bons motoristas. É um orgulho participar deste projeto tão grandioso que certamente vai salvar muitas vidas no futuro”, afirmou o Cabo Galvão.

O prefeito destacou que alunos do 4º ano já compreendem como deve ser a convivência pacífica entre pedestres e motoristas no trânsito, cada um respeitando o seu espaço.

“Assim como a educação começa desde pequeno, a preparação de futuros pedestres e condutores também deve começar na idade escolar. Ao orientar as crianças, estamos investindo em um trânsito mais seguro no futuro. Prevenção é uma prerrogativa que tem prioridade em nossa gestão”, afirmou Pozzobom.

Após assistirem a um desenho animado que mostra uma ‘transformação’ que pode ocorrer quando um pedestre assume a direção de um automóvel, e discutir o tema, os alunos foram levados para a mini cidade, onde percorreram ruas e cruzamentos, aprendendo mais sobre sinalização, inclusive com um semáforo real.

“Cuidamos da parte estrutural, conservando e sinalizando nossas ruas e avenidas, e a educação para o trânsito complementa o processo. A escolinha realiza um ótimo trabalho”, completou o prefeito.

(Com informações PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Uvel
Porto Camargo