Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Umuarama: Ambulatório de Dengue atendeu mais de 25 mil pessoas em cerca de 80 dias

Com o início da redução dos casos, os atendimentos devem voltar para as unidades de saúde e o ambulatório encerrará as atividades

Fotos: Assessoria PMU
Fotos: Assessoria PMU
Umuarama: Ambulatório de Dengue atendeu mais de 25 mil pessoas em cerca de 80 dias
Redação - OBemdito
Publicado em 22 de maio de 2024 às 15h25 - Modificado em 22 de maio de 2024 às 20h33
Atlanta Pneus
Cupom Local
Gastro Umuarama
Porto Camargo

Historicamente, entre dezembro e maio o número de casos de pessoas infectadas com dengue registra altos picos. Em Umuarama não foi diferente, tanto que a Secretaria de Saúde teve até de criar o Ambulatório de Dengue, que em cerca de 80 dias atendeu pouco mais de 25 mil pessoas. Agora, de acordo com relatórios e notificações da Vigilância em Saúde, os números já começaram a cair – tanto de consultas, quanto de resultados positivos.

Os cuidados e ações dos agentes de controle de endemias (ACE) e profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS), além de maior atenção por parte da população nas questões de cuidados com a limpeza de seus quintais, são fundamentais para a alteração na situação do controle do mosquito Aedes aegypti na cidade.

“Infelizmente contamos com duas mortes confirmadas e mais cinco em investigação, porém já estamos caminhando para um controle maior dos casos ativos. A atenção e a dedicação dos moradores devem ser constantes para que tenhamos sucesso nessa luta”, recomenda o secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza.

O terceiro LIRAa (Levantamento Rápido de Índices Para o Aedes aegypti) é um indicador que mede o Índice de Infestação Predial (IIP) no município, criado em 2002 pelo Ministério da Saúde. “Umuarama obteve o índice geral de 0,8%, que a classifica como tendo um baixo risco de infestação. No Parque das Jabuticabeiras o índice foi de 12,5%, porém imediatamente a Vigilância em Saúde Ambiental destacou 60 agentes comunitários de endemias para um verdadeiro arrastão e a força-tarefa foi responsável por vistoriar 892 imóveis comerciais e residenciais”, relatou.

Fim do Ambulatório

Com a diminuição de números positivos de dengue, a Secretaria Municipal de Saúde já está se organizando para o retorno de acolhimento de casos suspeitos da doença de volta às unidades de saúde. “Quinta e sexta-feira agora, dias 23 e 24, o Ambulatório de Dengue vai funcionar das 7h às 19h. Já no sábado e no domingo, 25 e 26, o local vai permanecer fechado. Na próxima semana, segunda, terça e quarta (27, 28 e 29) o atendimento também será das 7h às 19h. A partir desta data haverá o retorno do atendimento nas unidades de saúde e a UBS Posto Central também volta a seu funcionamento normal”, esclarece o secretário.

AMBULATÓRIO DE DENGUE VAI ENCERRAR ATIVIDADES

DATADIA DA SEMANAHORÁRIO
23/05QUINTA-FEIRA7H ÀS 19H
24/05SEXTA-FEIRA7H ÀS 19H
25/05SÁBADOFECHADO
26/05DOMINGOFECHADO
27/05SEGUNDA-FEIRA7H ÀS 19H
28/05TERÇA-FEIRA7H ÀS 19H
29/05QUARTA-FEIRA7H ÀS 19H
30/05QUINTA-FEIRAFECHADO
31/05SEXTA-FEIRAFECHADO

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Uvel
Porto Camargo