Paraná

Câmera grava homem praticando importunação sexual em supermercado de Cruzeiro do Oeste

Um homem foi flagrado por uma câmera de segurança passando a mão nas nádegas de uma mulher dentro de um mercado, na noite da última terça-feira (21), em Cruzeiro do Oeste. Nas imagens, é possível ver duas mulheres realizando compras juntas (elas são mãe e filha).

Ao saírem do estabelecimento, passam pelo homem trajando camiseta verde escura e usando capacete branco com vermelho. Ele comete o crime contra a primeira delas. A mãe percebe o ocorrido, tenta defender a filha e acaba sofrendo uma tentativa de agressão por parte do homem, que ameça chutá-la.

OBemdito entrou em contato com o Delegado de Cruzeiro do Oeste, Leonardo Queirós Araújo, que explicou que “o fato ocorreu em um supermercado no bairro Jardim Cruzeiro. A vítima até o momento não compareceu à Delegacia, mas as investigações já estão em curso”.

Em vídeo, o delegado explicou que já foi realizada a oitiva de uma testemunha que relatou os fatos, porém a identidade do autor e da vítima ainda estão sob investigação. Ele também pediu à população que auxilie na identificação do autor e da vítima para que ele possa responder pelo crime.

Qualquer denúncia pode ser feita anonimamente através do número 181, pelo telefone da Delegacia responsável pelo caso (44) 3676-1684 ou através do Instagram da 17ª DRP de Cruzeiro do Oeste @delegaciacruzeiroo.

Importunação sexual

O caso caracteriza-se como importunação sexual, crime previsto na legislação brasileira. De acordo com a Lei nº 13.718, incluída no Código Penal em 2018, é considerado importunação sexual “praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou de terceiro”. Esse tipo de abuso gera constrangimento, desrespeito, indignação e traumas.

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2022, o Brasil registrou pelo menos 52 denúncias diárias de importunação sexual. Esse número, no entanto, não reflete a real dimensão do problema, pois muitos casos não são formalmente denunciados.

Ao ser vítima de importunação sexual ou presenciar o crime, a pessoa pode acionar a Guarda Municipal e procurar delegacias especializadas e comuns, como a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e a Delegacia de Polícia, para registrar o boletim de ocorrência. Também é possível fazer a denúncia pelo telefone, ligando para o 180 (Central de Atendimento à Mulher) ou 190 (Polícia Militar).

Operação Mulher Segura

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná lançou, no dia 22 de abril, a Operação Mulher Segura, com o objetivo de garantir a segurança das mulheres.

A ação que acontecerá até setembro inclui palestras, reforço no cumprimento de mandados judiciais contra agressores, visitas às vítimas e aos agressores para acompanhamento das ocorrências, além do monitoramento daqueles já acusados ou condenados por violência contra a mulher.

As palestras são ministradas por policiais e outros profissionais, abordando temas como prevenção de crimes, enfrentamento da violência doméstica, empoderamento e autodefesa. Também haverá palestras destinadas ao público em geral sobre a conscientização no combate à violência contra a mulher.

Nesta quinta-feira (23), o 25º Batalhão de Polícia Militar realizará uma palestra gratuita no centro de eventos Prefeito Alexandre Ceranto, em Umuarama, às 19h30, com a participação de diversas autoridades do município.

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

12 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

13 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

14 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

15 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

17 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais