Umuarama 69 anos
Sicred
Lançoni
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Palestra orienta produtores sobre o uso de probióticos na nutrição dos peixes

Evento reuniu dezenas de produtores que conheceram vantagens da suplementação na produção de tilápias

Fotos: Assessoria PMU
Fotos: Assessoria PMU
Palestra orienta produtores sobre o uso de probióticos na nutrição dos peixes
Redação - OBemdito
Publicado em 22 de maio de 2024 às 19h15 - Modificado em 22 de maio de 2024 às 19h15
Lançoni
Atlanta Pneus
9 Espetaria
Gastro Umuarama
Cupom Local
Porto Camargo

A prefeitura de Umuarama, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, reuniu dezenas de produtores para apresentar a palestra ‘A Importância do Uso do Probiótico na Piscicultura’, com profissionais especialistas da C. Vale, do Laboratório Vet Science e da MedVet Distribuidora.

O evento, gratuito, foi realizado na Sociedade Rural de Umuarama na noite desta segunda-feira (20). O médico-veterinário Waltinho Sucupira, secretário municipal de Meio Ambiente, comentou que um dos grandes desafios dos produtores é garantir o bom desempenho e a produtividade de seus animais.

“Por isso a suplementação animal tem papel fundamental ao alcance de tais resultados. Ao considerar o aumento da produtividade na piscicultura, um dos maiores desafios é garantir a sanidade animal e, por exemplo, o uso excessivo de antibióticos no combate de microrganismos patogênicos. Desta forma, informações já documentadas sobre as vantagens de incluir probióticos na nutrição dos peixes cultivados”, observou.

O coordenador comercial do Laboratório Vet Science Bio Solutions, Edson Antonio Menon, relatou que com base em pesquisas, foi possível concluir que a utilização de prebióticos e probióticos na dieta dos peixes pode proporcionar melhora na conversão alimentar, no ganho de peso e crescimento, resultando na melhora do desempenho produto.

“Como também auxilia na prevenção e controle de doenças, contribuindo para combater as possíveis mutações que conferem resistências aos microrganismos infecciosos por meio da antibioticoterapia. Além de contribuir para o estado nutricional, saúde e bem-estar dos peixes”, explicou.

Menon detalhou que probióticos são micro-organismos vivos que, adicionados ao cultivo de maneira que entrem no trato digestivo dos animais e, mantendo-se vivos, atuem beneficamente no animal de interesse, melhorando a eficiência alimentar, o sistema imunológico e/ou balanço da relação de bactérias benéficas e patogênicas no trato digestivo. “Os probióticos são capazes de auxiliar no incremento da capacidade imunológica dos peixes”, definiu.

Durante o encontro, Sucupira acrescentou que a prefeitura de Umuarama oferece apoio a produtores que quiserem iniciar ou incrementar suas propriedades com a piscicultura. “Temos condições de oferecer a construção de tanques para a produção de peixes, desde que o produtor rural tenha toda a documentação necessária e em dia para que possa fazer seu cadastro em programas especiais. Quem precisar de mais informações pode procurar a Secretaria de Agricultura/Meio Ambiente, no Paço Municipal, falar com o Mayckon, ou ligar para (44) 3621-4141.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel