Fotos: PMU
A Escolinha de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) iniciou uma nova etapa de orientações e conscientização para crianças da rede municipal de ensino, nesta terça-feira (21). O projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, abrange alunos do 4º ano das escolas municipais e, ocasionalmente, turmas de escolas privadas e da Escola Especial Nice Braga, da Apae.
O prefeito Celso Pozzobom e o secretário da Sestram, Valdecir Capelli, participaram da aula inaugural ao lado do diretor de Trânsito, Cabo Galvão, e da coordenadora das unidades curriculares de Ciências e Geografia da Secretaria de Educação, professora Elaine Darli Baffilli Hirt.
Os alunos da Escola Municipal Sebastião de Mattos estavam acompanhados da professora Sirlene Mirlane de Carvalho Paintner. As aulas são ministradas pela instrutora Andressa Siqueira Morando e pelo agente de trânsito David Ferreira Lima.
Além do conteúdo teórico, apresentado de forma leve e divertida, os alunos também conhecem a mini cidade da Umutrans, onde têm contato prático com a sinalização e regras de trânsito, como faixa de pedestres, placas de ‘pare’, semáforo, entre outras. Segundo a instrutora, cerca de 1.500 crianças passam todos os anos pela escolinha.
As crianças são orientadas sobre o comportamento no trânsito, tanto como pedestres quanto como ciclistas, e também a “cobrar” dos pais motoristas o respeito à sinalização e aos limites de velocidade.
“A ideia é formar cidadãos conscientes que no futuro sejam bons motoristas. É um orgulho participar deste projeto tão grandioso que certamente vai salvar muitas vidas no futuro”, afirmou o Cabo Galvão.
O prefeito destacou que alunos do 4º ano já compreendem como deve ser a convivência pacífica entre pedestres e motoristas no trânsito, cada um respeitando o seu espaço.
“Assim como a educação começa desde pequeno, a preparação de futuros pedestres e condutores também deve começar na idade escolar. Ao orientar as crianças, estamos investindo em um trânsito mais seguro no futuro. Prevenção é uma prerrogativa que tem prioridade em nossa gestão”, afirmou Pozzobom.
Após assistirem a um desenho animado que mostra uma ‘transformação’ que pode ocorrer quando um pedestre assume a direção de um automóvel, e discutir o tema, os alunos foram levados para a mini cidade, onde percorreram ruas e cruzamentos, aprendendo mais sobre sinalização, inclusive com um semáforo real.
“Cuidamos da parte estrutural, conservando e sinalizando nossas ruas e avenidas, e a educação para o trânsito complementa o processo. A escolinha realiza um ótimo trabalho”, completou o prefeito.
(Com informações PMU)
Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…
A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…
Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde
Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas
Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…
Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada
Este site utiliza cookies
Saiba mais