Fotos: Assessoria PMU
A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) de Umuarama acaba de ganhar reforço com a contratação de 14 novos Agentes de Controle e Combate a Endemias (ACE), que vão atuar diretamente no Serviço de Vigilância Ambiental.
Os profissionais passaram por capacitação especial na manhã desta terça-feira (21) no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e já estão a campo, reforçando o trabalho principalmente de combate à dengue, que colocou o município em estado de alerta.
Além de receberem orientações para a execução das suas atribuições, os agentes receberam uma mochila contendo materiais de identificação e de trabalho. Taila Biaca Crivelaro, coordenadora da Vigilância Ambiental, conta que na reunião os ACE conheceram suas obrigações, responsabilidades e dificuldades que poderão enfrentar no dia a dia.
“Em sua rotina de trabalho, eles devem ter uma abordagem respeitosa nas visitas às residências, aprenderam sobre a importância da função do agente no combate a endemias e o suporte que eles terão do município”, afirmou.
Representantes da equipe de animais peçonhentos da Vigilância Sanitária também apresentaram dados sobre o tema. “Vocês já precisam preparar-se para o enfrentamento dos animais peçonhentos, especialmente de escorpiões, taturanas, cobras, aranhas e outros, que chegam com o fim do inverno e a proximidade do verão. Nesse período o número de acidentes com animais peçonhentos costuma aumentar e, desta forma, a Vigilância Ambiental mantém-se alerta e convoca a população para manter os terrenos limpos e evitar o acúmulo de entulhos”.
O secretário de Saúde, Edson dos Santos Souza, ressalta que os agentes são mais do que importantes, pois levaram de porta em porta a preocupação que o município tem com a saúde da população.
“Os agentes recebem muitas cobranças, o que é normal, pois somos acompanhados pela Secretaria de Estado da Saúde, prestamos contas das nossas atividades e estamos em contato direto com a comunidade. Nossas ações são planejadas, coordenadas e realizadas de forma a proteger ao máximo as famílias”, definiu.
(Reportagem: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais