Umuarama

Umuarama vislumbra crescimento na construção civil com aprovação de novos projetos

A aprovação de projetos para obras nos quatro primeiros meses deste ano superou o volume aprovado no mesmo período do ano anterior em Umuarama. Segundo a Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, essa diferença, ainda que pequena, indica sinais de recuperação em um dos setores mais cruciais da economia local, a construção civil.

Em 2022 e 2023, o volume de projetos aprovados diminuiu consideravelmente em comparação com 2021, ano que registrou a melhor média dos últimos nove anos, com um total de 267,7 mil m² de projetos para obras liberados, resultando em uma média mensal de 22.312 m². Em 2022, essa média caiu para 20.866 m² por mês, enquanto no ano passado ficou em 13.433 m² mensais, totalizando 161.196 m² ao longo do ano.

De janeiro a abril de 2024, a Diretoria de Planejamento Urbano do município já liberou 55.557 m² de obras, com uma média mensal de 13.889 m². Apenas em abril, foram autorizados 14.945 m².

“A recuperação ainda é tímida, mas a perspectiva é de que mais obras de médio e grande porte sejam aprovadas nos próximos meses, elevando ainda mais esse índice”, disse o secretário de Obras, engenheiro Renato Caobianco.

Caobianco acrescentou que o aumento no ritmo da construção civil tem diversos impactos positivos na economia local. “Além de impulsionar o comércio de materiais de construção, também aumenta a taxa de ocupação da mão de obra, gerando empregos diretos e indiretos, e estimula o comércio de acabamentos, móveis e eletrodomésticos. Tudo isso contribui para melhorar a arrecadação do município e promover o desenvolvimento da cidade”, completou.

Para o prefeito Celso Pozzobom, a retomada da construção civil após um ano de números modestos representa a recuperação da confiança tanto de investidores quanto da população em geral, que volta a investir em moradias, seja na reforma, ampliação ou construção de novas residências.

“O setor imobiliário é um indicador importante da situação econômica da cidade e da região. A Prefeitura estará lançando diversas obras nos próximos meses e continua trabalhando intensamente em várias frentes”, ressaltou.

Investindo em obras estruturantes e melhorias na infraestrutura, como pavimentação e recapeamento asfáltico, construção de escolas e urbanização, a Prefeitura cria condições ideais para atrair novos investimentos, tanto no setor habitacional quanto no comercial e na área de serviços.

“Dessa forma, a cidade mantém seu crescimento e vislumbra expectativas bastante positivas no médio e longo prazos”, concluiu Pozzobom.

(Com informações PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

11 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

12 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

13 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

14 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

16 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

17 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais