Instituto Nossa Senhora Aparecida
Lançoni
Umuarama 69 anos
Sicred
Foto: PMU
Redação Publisher do OBemdito

Campanha do E-Lixo busca recorde histórico na arrecadação de eletrônicos nesta terça-feira

O evento está agendado para o dia 4 de junho, das 10h às 17h, na Feira do Produtor

Foto: PMU
Campanha do E-Lixo busca recorde histórico na arrecadação de eletrônicos nesta terça-feira
Redação - OBemdito
Publicado em 2 de junho de 2024 às 08h54 - Modificado em 2 de junho de 2024 às 10h17
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus
9 Espetaria
Porto Camargo
Lançoni
Cupom Local

O lixo eletrônico, um desafio global, impacta não apenas o meio ambiente, mas também a saúde humana e animal. Com o intuito de diminuir o volume de objetos descartados de maneira inadequada e conscientizar sobre a importância da destinação correta desses materiais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Umuarama promove a Campanha E-Lixo, marcada para o dia 4 de junho, uma terça-feira, das 10h às 17h.

O evento acontecerá no espaço habitual da Feira do Produtor de quarta-feira, localizado na avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, próximo ao Estádio Lúcio Pipino e ao Bosque Uirapuru.

“Desde seu lançamento, em 2011, a ação já retirou cerca de 150 toneladas de lixo eletrônico de circulação, proporcionando a destinação adequada e beneficiando não apenas o meio ambiente, mas também cooperativas de reciclagem e alunos de cursos na área de informática, que recebem equipamentos para estudos”, comenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira.

Sucupira prevê uma arrecadação de mais de 5,5 toneladas este ano. “No ano passado, foram coletados 5.480 quilos e esperamos superar essa marca. Faremos uma ampla divulgação para convocar a população a comparecer em massa. Muitas pessoas guardam esses equipamentos por não saberem onde levá-los, então agora é a oportunidade de se livrar deles. Podem encher o carro, pois teremos uma equipe grande para auxiliar no descarregamento”, incentiva.

O prefeito Celso Pozzobom destaca a importância da colaboração entre parceiros. “O sucesso da Campanha E-Lixo se deve ao apoio e à participação de parceiros verdadeiramente dedicados, como os acadêmicos da Universidade Paranaense (Unipar), da UniAlfa e do Instituto Federal do Paraná (IFPR), da Cooperativa de Reciclagem de Umuarama (Cooperuma) e da rede de supermercados Planalto, além dos servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, observa.

Na Campanha E-Lixo, a população pode levar diversos tipos de materiais eletrônicos inutilizados, como rádios, TVs, equipamentos de som, vídeo, informática e comunicações, eletrodomésticos, cabos, lâmpadas, pilhas e baterias antigas.

“Aceitaremos apenas lâmpadas residenciais, não comerciais, e não receberemos toners, cartuchos, nem lâmpadas de grandes geradores”, ressalta a diretora do Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani.

SERVIÇO
Campanha E-Lixo
Arrecadação de lixo eletrônico
Data: 04/05/2024 (terça-feira)
Horário: Das 10h às 17h
Local: Feira do Produtor – Av. Dr. Angelo Moreira da Fonseca – Fundos do Estádio Lúcio Pipino
Informações: Secretaria de Meio Ambiente – Telefone: (44) 3621-4141 – Ramal 101.

(Com informações PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Pós Unialfa
Uvel
Porto Camargo