Lançoni
Umuarama 69 anos
Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Jaqueline Mocelin Publisher do OBemdito

Hemonúcleo de Umuarama precisa de doações de sangue, principalmente ‘O’ positivo e negativo

Com a chegada de dias mais frios, os doadores 'desapareceram' e a unidade está em alerta

Foto ilustrativa: Danilo Martins/OBemdito
Foto ilustrativa: Danilo Martins/OBemdito
Hemonúcleo de Umuarama precisa de doações de sangue, principalmente ‘O’ positivo e negativo
Jaqueline Mocelin - OBemdito
Publicado em 20 de maio de 2024 às 13h57 - Modificado em 21 de maio de 2024 às 16h34
Lançoni
Porto Camargo
Gastro Umuarama
9 Espetaria
Cupom Local
Atlanta Pneus

Com a chegada de dias mais frios o Hemonúcleo de Umuarama está em alerta, pois enfrenta um período de escassez de doações de sangue para reabastecer as bolsas utilizadas nas mais diversas situações.

A maior necessidade no momento é por doadores dos tipos ‘O’ positivo e negativo. Diariamente são necessários cerca de 30 doadores para manter o estoque em níveis adequados, sendo 3 ou 4 doações de ‘O’ negativo. Porém, nos últimos dias foram registradas entre 7 e 12 doações apenas e nenhuma delas de ‘O’ negativo, o que pode trazer graves complicações.

O hemonúcleo trabalha com agendamentos através do site o Hemepar. Porém, excepcionalmente devido à falta de doadores, é possível que as pessoas interessas se dirijam diretamente ao hemonúcleo, localizado na Avenida Manaus, 4444, na região do Centro Cívico. O horário de atendimento é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 15h30. Para mais informações e agendamentos entre em contato pelo telefone (44) 3621-8307.

Quem pode doar sangue?

Homens podem doar a cada dois meses, totalizando quatro doações por ano, enquanto as mulheres podem doar a cada três meses, com um máximo de três doações por ano. Após a coleta, o sangue é fracionado e os hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio) são processados. Atualmente, a maior necessidade é de doadores do tipo sanguíneo B, que está em falta na unidade.

Entre os requisitos, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Os menores de idade podem doar com autorização e na presença do responsável legal. Além disso, o doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, bem alimentado e hidratado (evitando alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel