Umuarama 69 anos
Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Lançoni
Leonardo Revesso Publisher do OBemdito

Sidney Lujan assume a presidência do Sindicato Rural de Umuarama

Sidney Lujan trabalho desenvolvido pelos ex-presidentes e destacou a atuação do antecessor, Fernando Scanavaca

Fotos: Danilo Martins/OBemdito
Fotos: Danilo Martins/OBemdito
Sidney Lujan assume a presidência do Sindicato Rural de Umuarama
Leonardo Revesso - OBemdito
Publicado em 16 de maio de 2024 às 17h41 - Modificado em 16 de maio de 2024 às 17h45
Porto Camargo
Cupom Local
Gastro Umuarama
Lançoni
Atlanta Pneus
9 Espetaria

O agropecuarista Sidney Lujan é o novo presidente do Sindicato Rural de Umuarama. Ele tomou posse na noite desta quarta-feira (15), no lugar de Fernando Scanavaca, que concluiu o mandato. A cerimônia aconteceu no Parque de Exposições Dario Pimenta da Nóbrega.

“Como sempre gostei de desafios, desta vez resolvi encarar o destino desta importante entidade, o Sindicato Rural de Umuarama, que representa a classe do agronegócio em nossa cidade e região”, disse Lujan, que tem um histórico de grandes feitos em mandatos passados à frente da Sociedade Rural de Umuarama.

Em seu discurso, Sidney Lujan fez um retrospecto da atuação do Sindicato Rural, desde a fundação da instituição em 1968. Citou o trabalho desenvolvido pelos ex-presidentes e destacou a atuação do antecessor, Fernando Scanavaca.  

“Companheiro de muitas batalhas, o Fernando trouxe novidades em sua gestão. Deu uma cara nova à estrutura e cumpriu à risca a missão do Sindicato. Atuou de forma brilhante, como sempre faz naquilo que põe a mão, e agora sai em busca de mais um desafio, uma vez que é pré-candidato a prefeito do nosso município. Obrigado, Fernando, e boa sorte na sua nova empreitada”.

O novo presidente disse que pretende dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido, porém, imprimindo um ritmo ainda mais técnico, focado nos interesses de quem faz o agro acontecer, colocando alimentos na mesa das famílias e gerando riquezas para o país.

“Estou feliz, motivado e focado em dar o melhor de mim para esta entidade que é muito importante para o desenvolvimento regional. Temos ao nosso lado a CNA, em Brasília, que atua com seus representantes e seu corpo jurídico, junto a bancada ruralista no Congresso, e a Faep e o Senar, em Curitiba, que nos proporciona inúmeros serviços, defendendo os interesses dos produtores, fornecendo treinamento aos diretores, colaboradores e associados”.

Lujan afirmou que a mão de obra no campo está cada mais carente (de conhecimento) e que, por isso, pretende oferecer o máximo de cursos profissionalizantes e complementares na área do Agro, tanto em Umuarama quanto nas extensões de base, formadas por Xambrê, Douradina e Tapira. Também são atendidos com cursos os municípios de Alto Paraíso e Maria Helena.

Outro desafio, de acordo com o ruralista, é o aumento do quadro de associados. “Tenho como apoio, além dessa diretoria eleita, a nossa Comissão de Mulheres do Agro, que hoje tem como coordenadora a Mariana Freitas, para nos ajudar nessa nova empreitada”.

Ainda segundo o presidente, nenhum desafio se compara, no momento, à regularização com a ratificação das terras em área de fronteira, que abrange de Guaíra chegando próximo ao rio Ivaí, uma área de 150 km da fronteira, cujo prazo finda em 25 de outubro de 2025.

Nova diretoria

A diretoria presidida por Sidney Lujan está assim composta: primeiro vice-presidente – Gerson Magnoni Bortoli, segundo vice-presidente – Mario Aluizio Zafanelli, primeira secretária – Neuza Maria Tortorelli de Paiva, segunda secretária – Fernanda de Almeida Costa, primeiro tesoureiro – Ailton Carvalho Esteves, segundo tesoureiro – Carlos Alberto Caccia.

Autoridades

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente Waltinho Sucupira representou o prefeito Celso Pozzobom. O chefe do núcleo regional da Seab José Antonio Duarte representou o secretário de Estado. Pela Faep estava o diretor financeiro Mar Sakashita. Pelo Senar, o supervisor regional Ciro Bitencourt. Também estiveram presentes, entre outras lideranças, os presidentes dos sindicatos rurais de Altônia, Cidade Gaúcha, Goioerê.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel