Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Umuarama 69 anos
Lançoni
Redação Publisher do OBemdito

Prefeitura de Umuarama lança programa de localização de pontos para descarte de resíduos

A Rota Ambiental apresentou um mapa detalhando o trajeto e calendário de coleta de resíduos sólidos

Prefeitura de Umuarama lança programa de localização de pontos para descarte de resíduos
Redação - OBemdito
Publicado em 16 de maio de 2024 às 12h45 - Modificado em 16 de maio de 2024 às 12h45
9 Espetaria
Lançoni
Atlanta Pneus
Cupom Local
Gastro Umuarama
Porto Camargo

Umuarama sai mais uma vez na frente e se destaca como uma das primeiras cidades brasileiras a oferecer aos cidadãos o programa “Rota Ambiental”, um serviço inovador que disponibiliza o mapa completo do sistema de coleta de resíduos administrado pela prefeitura. Criado e gerenciado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o programa entra em operação nesta quinta-feira (16) e pode ser acessado através de um banner específico no site oficial do município.

Através do “Rota Ambiental”, os residentes podem selecionar o tipo de material que desejam descartar, e o programa mostrará os pontos exatos onde ocorre a coleta. De acordo com o secretário Waltinho Sucupira, as opções incluem descarte de baterias, pilhas, eletrônicos, lâmpadas, óleo de cozinha, pneus, além da coleta orgânica e seletiva, apresentando também endereços de cooperativas de reciclagem e do aterro sanitário.

“A consulta é fácil e direta: basta selecionar o material desejado e os marcadores coloridos aparecerão no mapa com os endereços correspondentes”, explica.

Outro recurso prático oferecido pelo “Rota Ambiental” é o Calendário de Coleta de Resíduos Sólidos, que indica os dias e horários em que os caminhões passam para recolher o lixo. O mapa é disponibilizado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, responsável pela gestão das coletas.

“Para saber os horários de coleta em seu bairro, basta selecionar ‘coleta orgânica’ ou ‘coleta seletiva’ e clicar no mapa da rua onde reside. As informações são fornecidas em segundos”, destaca.

A diretora de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani, relata que o programa “Rota Ambiental” foi preparado ao longo de meses, passando por diversos ajustes para se tornar prático, funcional e de fácil compreensão para os cidadãos.

“O lançamento do ‘Rota Ambiental’ coincide com o Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio. E convidamos as empresas interessadas em receber materiais, de qualquer tipo, a entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (44) 3621-4141, ramal 101”, solicita.

Para acessar o programa “Rota Ambiental”, clique aqui.

(Com informações PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel