Fotos: PMU
Dezenas de pessoas compareceram às ruas na noite da última segunda-feira (13), em Umuarama, para uma manifestação em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Instituída pela Lei Federal 9.970/00, a data é uma conquista na luta pelos direitos humanos da infância no território brasileiro, lembrada em centenas de municípios.
No 24º ano de mobilização, uma série de ações está sendo realizada por todo o país e em Umuarama não é diferente. Na segunda-feira, equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) e do curso de Psicologia da Universidade Paranaense (Unipar) protagonizaram uma caminhada que chamou a atenção da população.
O grupo se reuniu no entorno do campus sede da instituição de ensino superior e depois seguiu pelas avenidas Rolândia e Paraná, até a Praça Miguel Rossafa, exibindo cartazes de apoio à campanha e estímulo para que situações de violência à criança sejam denunciadas ao disque 100 ou diretamente à polícia e à Justiça.
A saída foi por volta das 19h30 e na chegada à Miguel Rossafa os participantes encontraram um ambiente decorado com as cores e ícones do movimento. Segundo a secretária municipal da Assistência Social, Dayanne Paola Demozzi, é de extrema relevância a participação dos alunos de Psicologia na ação, “pois é uma forma do assunto chegar até mais pessoas e, neste caso, de futuros profissionais”, apontou.
“Essa é uma preocupação do nosso prefeito Celso Pozzobom, que tem investido em políticas públicas para o atendimento integral em todas as esferas da criança e do adolescente. Esse assunto deve ser falado sim, para que mais pessoas tenham conhecimento da problemática e que não tenham medo de denunciar”, orientou a secretária.
No mesmo contexto, nesta quarta-feira, 15, será realizada uma capacitação com participação gratuita, focada no tema ‘Reflexões sobre o enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes’. A palestra será ministrada às 19h30, no Auditório Professor Luiz Carlos Rodrigues da UniAlfa Faculdade.
As inscrições podem ser feitas no endereço www.alfaumuarama.edu.br no campo ‘Cursos de capacitação’, selecionando a opção com o tema do curso. Embora a participação seja gratuita, o número de vagas é limitado, portanto, é importante realizar a inscrição com antecedência.
(Com informações PMU)
Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…
Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…
Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…
Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…
Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…
Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…
Este site utiliza cookies
Saiba mais