Foto: Assessoria Norospar

Especialistas da Norospar demonstram resultados do uso do leite materno em bebês prematuros

Nos dias 8 e 9 de maio, a Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná, mantenedora do Hospital e […]

Redação Publisher do OBemdito
Foto: Assessoria Norospar
Especialistas da Norospar demonstram resultados do uso do leite materno em bebês prematuros
Redação
OBemdito
13 de maio de 2024 10h46

Nos dias 8 e 9 de maio, a Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná, mantenedora do Hospital e Maternidade Norospar, através do Banco de Leite Humano – BLH Norospar, em parceria com a 12ª Regional de Saúde do Paraná, promoveram um Seminário em Comemoração ao Dia Mundial da Doação de Leite Materno (19 de maio), para profissionais de saúde de Umuarama e região. Experiências relatadas pelos especialistas da Norospar demonstram a efetividade dos benefícios do leite materno no tratamento de prematuros internados em UTIs Neonatais.

Diversos profissionais proferiram palestras, incluindo Elizabethe Bellini, representando a Regional de Saúde, e Amanda Vasques, enfermeira coordenadora da Maternidade Regional e do Banco de Leite Humano (BLH) Norospar. As explicações técnicas foram conduzidas pela Enfermeira RT BLH Juliana Miranda e pela técnica de enfermagem do BLH Leticia Vieira.

Destaque para a participação dos médicos pediatras Dr. Julio Barreto e Dra. Maria Luiza Mees da equipe da UTIneonatal da Norospar, que compartilharam casos clínicos onde o leite humano foi a principal e exclusiva dieta para os prematuros da UTI. Ambos ressaltaram a importância do leite humano para o desenvolvimento desses bebês e na luta constante pela diminuição da mortalidade infantil.

O Seminário reforçou a importância do trabalho das equipes multidisciplinares, da Norospar e de todas as Unidades de Saúde de Umuarama e região, no incentivo à amamentação, aliado à captação de doadoras de leite materno. Esse trabalho conjunto tem sido efetivo na promoção da amamentação e consequentemente na melhoria da qualidade de vida e saúde da população de toda a região. Os impactos positivos da amamentação se repercutem na saúde da mãe, do bebê e na melhoria da qualidade de vida da comunidade como um todo.

De acordo com Amanda Vasques, as celebrações do Dia Mundial da Doação de Leite Humano são realizadas todos os anos, oferecendo capacitação e atualização aos profissionais de saúde. “Eles são nossos principais parceiros na captação de doações, estão em contato direto com as puérperas oferecendo confiança e apoio na amamentação. Agradecemos imensamente a cada profissional que se empenha nesse trabalho com a equipe do BLH da Norospar”, disse.

Convidadas especiais

A Enfermeira Thays Lima e a Psicóloga Aline de Paula Alves foram as convidadas especiais do primeiro dia de Seminário e apresentaram o projeto “Acolhendo com Amor”, que foi realizado no Auditório do Centro Mãe Paranaense, em Umuarama. O relato das profissionais é sobre um projeto que nasceu de uma parceria com o BLH da Norospar, desenvolvido em Nova Olímpia, município com menos de 6 mil.
O projeto, que incentiva a amamentação e doa leite ao BLH Norospar, já entregou mais de 83 litros de leite humano e conta com 15 doadoras cadastradas, um exemplo que já está sendo seguido. “É motivo de orgulho plantar essas sementinhas em outros municípios”, destacou a enfermeira Thays.

No segundo dia do Seminário, Realizado no Campus III da Unipar, Pamela Bergamasco, emocionou os participantes com seu relato de vida. A jovem mãe teve intercorrências clínicas durante a gravidez e ficou internada da 24ª Semana de Gestação até a 31ª semana de gestação, quando deu à luz a pequena Laura com 1.905 kg e 41 cm.

A pequena Laura ficou 20 dias internada na UTI Neo, sendo alimentada com leite doado ao BLH Norospar. Em seguida passou mais de uma semana na enfermaria junto da mãe para se adaptar e agora, perto de completar seis meses de vida, está em amamentação e cheia de saúde. Pamela falou da importância do acolhimento da equipe multidisciplinar da Norospar e do apoio do BLH Norospar na amamentação.

(Assessoria de Imprensa Norospar)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.