Instituto Nossa Senhora Aparecida
Lançoni
Sicred
Umuarama 69 anos
Redação Publisher do OBemdito

Assistência social realiza encontro especial com idosos para comemorar o Dia das Mães

Café com teatro marcou a programação do evento, que reuniu cerca de 140, de diferentes bairros de Umuarama

Fotos: Assessoria PMU
Fotos: Assessoria PMU
Assistência social realiza encontro especial com idosos para comemorar o Dia das Mães
Redação - OBemdito
Publicado em 12 de maio de 2024 às 12h05 - Modificado em 12 de maio de 2024 às 12h05
Gastro Umuarama
9 Espetaria
Lançoni
Atlanta Pneus
Porto Camargo
Cupom Local

Com a participação de pessoas da terceira idade de vários bairros de Umuarama, que integram os grupos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (SCFVI), a Secretaria Municipal de Assistência Social de Umuarama promoveu uma semana de eventos especiais, em alusão ao Dia das Mães. Cerca de 140 marcaram presença [elas eram maioria, entre dois homens].

Recepcionadas com café da manhã, o encontro gerou muita interação. O cardápio foi caprichado: melão, torta de frango, bolacha, biscoito de polvilho, leite, iogurte sabor morango, chá e café, tudo servido pela equipe de orientadoras sociais que atuam no SCFVI.

Além de servir, as orientadoras sociais também preparam o ambiente com atenção especial: as mesas receberam toalha rosa sobreposta à toalha branca, decoradas com um vaso [uma garrafinha forrada de barbante] de flores de tecido colorido, feitos pela técnica de artesanato da entidade.

Depois teve teatro, que arrancou boas gargalhadas da plateia. A peça apresentada – “Mãe rica, mãe pobre” – foi uma comédia e a interpretação das personagens ficou a cargo de um trio de ‘atrizes’ bem familiares: as orientadoras sociais Angela La Serra, Niuslene Tasca e Inês Fernandes, funcionárias do SCFVI.

Gracia Mattos, 74 anos, do Parque Industrial, diz que amou o evento. “Eu que moro sozinha, quando venho aqui, me divirto bastante! Acho muito gostoso porque a gente conversa”, diz a senhora, que entrou no grupo do SCFVI há um mês.

Iraci Franciscados Santos, 80 anos, do Parque Arco Íris, também diz que gostou de participar do encontro. “Estou no grupo há mais de dez anos. Não falto nas reuniões por nada! Só se estiver doente. Gosto muito das brincadeiras das meninas [as orientadoras sociais]: elas divertem a gente!”.

Outra que aprova o trabalho do SCFVI é a dona Bernardina Domingos, 87 anos, do Parque São Caetano. “Muito agradável! É bom porque as ‘brincadeiras’ entretêm a minha cabeça! Moro sozinha e com Deus! Tenho nove filhos: um me visita todo dia, o outro, não, porque trabalha nas estradas… Os outros faleceram! Daí venho sempre nas reuniões para me divertir!”.

O humor entrou na programação justamente para isso: descontrair, segundo a coordenadora do SCFVI, psicóloga Débora da Mata: “O evento foi pensado para ser leve, mas também para reflexão; essa data [Dia das Mães] é muito importante e por isso aproveitamos a ocasião para saudar nossas mães, afinal elas são maioria nos grupos”, comenta.

Ela conta também que, em eventos como esse, as equipes do SCFVI reforçam a importância das políticas públicas que beneficiam pessoas da terceira idade. “Nosso município tem se empenhado para dar a maior proteção social possível ao idoso, principalmente para os mais vulneráveis, por meio da oferta de serviços que garantam condições de dignidade, segurança e bom convívio”, salienta.

OLHAR ESPECIAL PARA O IDOSO

A missão do SCFVI é oferecer atividades socioculturais e socioeducativas, oportunizando a participação da pessoa idosa na vida comunitária, prevenindo situações de risco pessoal e contribuindo para o envelhecimento ativo.

“Nós desenvolvemos um trabalho voltado à melhoria da qualidade de vida dos idosos, à inclusão social, à orientação sobre os direitos dessa parcela da população, que tanto cresce e que tanto precisa do nosso apoio! O prefeito Celso Pozzobom tem um olhar especial para o idoso e, em nossas ações, procuramos fazer o melhor, inovando sempre”, afirma a secretária de Assistência Social, Dayanne Demozzi. “Promover encontros para integrá-los, animá-los, como o ocorrido nesta semana, faz parte dessa missão!”, complementa.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel