Paranaenses conhecem políticas públicas educacionais de alfabetização no Ceará
Uma delegação com representantes de diversos municípios do Paraná realizou uma jornada de aprendizado em Fortaleza (CE), durante seminário organizado […]
Uma delegação com representantes de diversos municípios do Paraná realizou uma jornada de aprendizado em Fortaleza (CE), durante seminário organizado pela Secretaria da Educação do Paraná, em parceria com a Undime-PR com o apoio da Associação Bem Comum. A comitiva conheceu projetos inovadores da Prefeitura de Sobral, além de estabelecer diálogos com os profissionais da educação.
Umuarama esteve presente na delegação paranaense com a secretária municipal de Educação, Mauriza de Lima Menegasso, e as coordenadoras educacionais Elisângela Alves dos Reis e Patrícia de Araújo Abucarma Stevanato.
O objetivo é buscar subsídios para promover uma educação de qualidade e equidade a todos os alunos. “Essa troca de experiências reflete o compromisso compartilhado por soluções eficazes para os desafios educacionais enfrentados pelo Paraná e pelo Brasil”, destacou a secretária.
O encontro foi conduzido pelo ex-prefeito de Sobral, Veveu Arruda, e por Eliane Benatto, com a participação, ainda, do secretário de Educação do município, Hebert Lima. “Foi um encontro muito importante para conhecer as boas práticas da Prefeitura de Sobral na área de Educação, a cidade que tem o maior Ideb do Brasil”, acrescentou Mauriza.
A nota média das escolas municipais de Sobral é acima de 9,0. “Uma delas obteve 9,8 e a nota mais baixa foi 9,1. Viemos conhecer quais são as políticas públicas em educação que garantem o processo de ensino e aprendizagem que refletem em índices de desenvolvimento da educação básica (Ideb) tão expressivos”, completou.
Os paranaenses estiveram em Fortaleza de domingo, 5, até esta quarta-feira, 8, para conhecer o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic) em regime de colaboração e a estrutura e organização da Secretaria de Educação de Sobral. Também para trocas de boas práticas com a secretaria e representantes da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, com relação à execução e organização das múltiplas frentes de alfabetização.
Além disso, buscam construir diálogos na busca de estratégias e caminhos para o fortalecimento do Programa Educa Juntos, com ênfase na estratégia Alfabetiza Juntos do Paraná. Os municípios representados foram Cascavel, Londrina, Mamborê, Novo Itacolomi, Paraíso do Norte, Piên, Rio Negro, Sabáudia, Santana do Itararé, São João do Caiuá, São Jorge do Patrocínio, Tijucas do Sul, Ubiratã, Umuarama e Wenceslau Braz.
A delegação reuniu 33 participantes, entre técnicos e secretários municipais de Educação, técnicos e coordenadores do Núcleo de Cooperação Pedagógica com os Municípios, a coordenação institucional da Undime PR, professores e diretores. Entre os aspectos abordados, destaque para contação de histórias, apresentação da Associação Bem Comum, Programa de Alfabetização na Idade Certa do Ceará, papel das secretarias municipais de Educação na promoção da alfabetização das crianças paranaenses até o 2º ano, análise dos resultados das avaliações de fluência.
Acompanhamento às escolas e resultados: Coordenação de Desenvolvimento da Aprendizagem da Gestão Pedagógica, avaliação externa do município, formação de professores com a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional e valorização do magistério com piso com reflexo na carreira; bem como política educacional do município de Sobral com foco na alfabetização das crianças, visita a escolas de Formação e à Casa da Avaliação, saberes e fazeres da gestão escolar, Programa de Alfabetização, Célula de Cooperação com os Municípios e relato de experiência do secretário de Educação de Coreaú-CE, Douglas Farias, fecharam a programação técnica.
(Reportagem: Assessoria PMU)