Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Secretaria de Saúde de Umuarama cria Núcleo de Segurança do Paciente para atendidos pelo SUS

Grupo de profissionais será responsável por fazer reduzir o risco de danos sofridos por cidadãos atendidos pelo SUS

Fotos: Assessoria PMU
Fotos: Assessoria PMU
Secretaria de Saúde de Umuarama cria Núcleo de Segurança do Paciente para atendidos pelo SUS
Redação - OBemdito
Publicado em 12 de maio de 2024 às 15h22 - Modificado em 12 de maio de 2024 às 15h22
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acaba de criar o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), nomeando membros que formarão uma comissão de profissionais que vão analisar a atenção dispensada aos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Umuarama. O tema está descrito na Portaria Municipal n° 22/2024 e já foi abordado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza, conta que, entre outras atribuições, o Núcleo de Segurança do Paciente tem por finalidade a redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado à atenção à saúde.

“Para isso os componentes vão contribuir para a instituição de ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde disponibilizados pelo município”, explica, acrescentando que ficam de fora dessas determinações os consultórios individualizados, laboratórios clínicos e os serviços móveis e de atenção domiciliar particulares.

A comissão do NSP tem como secretária administrativa a servidora municipal Suzana Andréia Schemer e representantes de diversos setores e secretarias, como a Vigilância Sanitária, Pronto Atendimento, Equipes de Estratégia de Saúde da Família, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Equipe Multiprofissional, Centro de Atenção Profissional, farmacêuticos e médicos e Atenção Primária em Saúde (APS).

De acordo com Leia Inês de Andrade Silva, coordenadora da APS, o NSP cuidará para promover ações de gestão de risco e desenvolver atividades para a integração e a articulação multiprofissional no serviço de saúde.

“Os componentes também devem promover mecanismos para identificar e avaliar a existência de não conformidades nos processos e procedimentos realizados e na utilização de equipamentos, medicamentos e insumos, propondo ações preventivas e corretivas. Para resumir: será um grupo fundamental para contribuir com a gestão da saúde pública em Umuarama”, finaliza.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.