Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Umuarama 69 anos
Lançoni
Foto: Assessoria PMU
Redação Publisher do OBemdito

Procura por vacinas contra a dengue é baixa e preocupa Secretaria de Saúde de Umuarama

Neste momento o público-alvo são crianças e adolescentes que estejam na faixa etária de 10 a 14 anos

Foto: Assessoria PMU
Procura por vacinas contra a dengue é baixa e preocupa Secretaria de Saúde de Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 9 de maio de 2024 às 08h04 - Modificado em 9 de maio de 2024 às 09h30
9 Espetaria
Lançoni
Porto Camargo
Cupom Local
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

A Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama emitiu uma Nota Informativa indicando que o município recebeu 1.797 doses da vacina Qdenga, contra a dengue dos tipos 1, 2, 4 e 4. O público-alvo neste momento são crianças e adolescentes que estão na faixa etária de 10 a 14 anos e, segundo a coordenação do Programa de Imunização, existem 7.189 nesse grupo.

Até agora, em quase três dias de campanha, apenas 63 doses foram aplicadas nas unidades de saúde da cidade (e dos distritos), fato que tem preocupado a SMS, que esperava uma procura bem maior, já que a cidade encontra-se em meio a um surto de dengue. “Entre os dias 6 e 8 de maio imunizamos 63 crianças, o que resulta em uma cobertura vacinal de apenas 0,87%. Pedimos a atenção dos pais e responsáveis para que levem seus filhos para serem imunizados: é realmente muito importante”, alerta o secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza.

A vacinação contra a dengue foi iniciada dia 6 de maio e esse público-alvo foi escolhido por ser um dos mais afetados pela doença, conforme informa Maristela Ribeiro de Azevedo, diretora da Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde). “Para se ter uma ideia, no ano epidemiológico – entre 30 de julho de 2023 até hoje – 365 crianças e adolescentes tiveram dengue (210 meninos e 155 meninas). Só em abril foram 188, um número que realmente merece toda nossa atenção”, registra.

Vitória Todero Uliana, coordenadora do Programa de Imunização da SMS indica que todos as unidades de saúde da cidade e dos distritos têm vacinas disponíveis. “Para receber o imunizante basta ir até a unidade de saúde mais próxima levando documentos da criança e do responsável, além da carteirinha de vacinação. Lembrando que a única UBS que não está vacinando é a Posto Central, porque está sendo utilizada justamente como Ambulatório de Dengue”, comenta.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Pós Unialfa
Uvel