Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Umuarama 69 anos
Lançoni
Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Lançamento do Projeto Umuarama 2050 inicia um novo capítulo no desenvolvimento da cidade

Um projeto que deve marcar um novo capítulo na história da Capital da Amizade foi apresentado em grandioso evento na […]

Fotos: Assessoria PMU
Fotos: Assessoria PMU
Lançamento do Projeto Umuarama 2050 inicia um novo capítulo no desenvolvimento da cidade
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 8 de maio de 2024 às 19h40 - Modificado em 8 de maio de 2024 às 19h47
Gastro Umuarama
9 Espetaria
Cupom Local
Porto Camargo
Lançoni
Atlanta Pneus

Um projeto que deve marcar um novo capítulo na história da Capital da Amizade foi apresentado em grandioso evento na noite desta terça-feira (7), no Centro de Eventos Prefeito Alexandre Ceranto. Autoridades políticas, empresários e lideranças prestigiaram o lançamento do Plano Umuarama 2050, um projeto de desenvolvimento estratégico que será conduzido em parceria com a renomada Fundação Dom Cabral e o Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU).

“O plano vai traçar um caminho claro e sustentável para o desenvolvimento de nossa cidade nas próximas décadas. Queremos transformar Umuarama em um polo de referência em inovação, empreendedorismo e qualidade de vida para todos os seus habitantes”, destacou o secretário da Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, ao abrir o evento.

O professor Caio Marini e o gerente de projetos Fernando Rabelo Ribeiro, da Fundação Dom Cabral – contratada pelo município para conduzir a construção do plano –, contextualizaram a importância do planejamento no desenvolvimento do município, a necessidade de envolver o setor empresarial e a sociedade, para que o plano extrapole o viés governamental, e parabenizaram a administração do prefeito Celso Pozzobom por se juntar ao CDU neste projeto, “que tem tudo para mudar a realidade de Umuarama”, disse Ribeiro.

No processo, a sociedade e o setor produtivo serão ouvidos para o levantamento de demandas e propostas, que resultarão em projetos. “Mas a concepção do plano também envolve a definição de prazos, de ‘tarefas’ para cada segmento – institucional/político, empresarial e de pesquisa – e a avaliação constante para os ajustes que forem necessários, ao longo da caminhada”, acrescentou o gerente de projetos.

Construído de forma participativa, o ‘master plan’ – como vem sendo chamado – vai ouvir as demandas e sugestões de todos os setores para transcender a esfera de governo. “Queremos a colaboração de cada um de vocês para construirmos juntos o futuro que queremos para nossa cidade”, completou Junior Ceranto.

O prefeito Celso Pozzobom rememorou fases do desenvolvimento da cidade desde o início de sua trajetória na vida pública, nos anos 80, e fez um paralelo com Toledo, no Oeste do Estado, onde houve planejamento estratégico decenal. “Umuarama chegou a ter a 5ª ou 6ª arrecadação entre os municípios do Estado. Hoje, enquanto caminhamos para chegar a um orçamento de R$ 1 bilhão em 2025/2026, Toledo já passa dos R$ 5 bilhões”, comparou.

Defendeu a necessidade de planejamento diante das crescentes demandas nas áreas de saúde, educação e geração de empregos e renda, entre outras, e o envolvimento da sociedade civil organizada para que o Projeto Umuarama 2050 tenha continuidade nos próximos governos municipais. “Não podemos ter gestores amadores, pois os erros custam muito ao município. Precisaremos de administradores alinhados com o plano para que a cidade cresça dentro planejamento, de forma ordenada e sustentável”, completou.

VOCAÇÃO EMPREENDEDORA

O evento teve também o lançamento do Programa Vocação Empreendedora, uma parceria entre a Prefeitura – via Casa do Empreendedor – e o Sebrae, que vai fomentar o empreendedorismo, capacitar e apoiar novos empreendedores para desenvolverem seus negócios e, assim, contribuírem para o crescimento econômico de Umuarama, apresentado pelo consultor Adriano Pereira e pelo gerente regional do Sebrae, Wendell Gussoni.

Discursaram ainda os presidentes da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), empresário Miguel Fuentes Romero Neto, e do CDU, empresário Valcir Simão, e o executivo, investidor anjo, empreendedor serial, escritor e mentor de startups Alan Costa encerrou o evento com a palestra ‘O papel dos líderes na construção do futuro’, seguida de um coquetel servido aos participantes.

“Com estas iniciativas, tenho a certeza de que estamos construindo um futuro promissor para nossa cidade. Um futuro de progresso, de oportunidades e de qualidade de vida para todos. Conto com o apoio e a participação de cada um de vocês para fazermos de Umuarama uma cidade cada vez melhor”, finalizou o secretário Junior Ceranto.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Uvel
Porto Camargo