Fotos: Assessoria PMU

Umuarama

Lançamento do Projeto Umuarama 2050 inicia um novo capítulo no desenvolvimento da cidade

Fotos: Assessoria PMU
Lançamento do Projeto Umuarama 2050 inicia um novo capítulo no desenvolvimento da cidade
Luiz Fernando
OBemdito
8 de maio de 2024 19h40

Um projeto que deve marcar um novo capítulo na história da Capital da Amizade foi apresentado em grandioso evento na noite desta terça-feira (7), no Centro de Eventos Prefeito Alexandre Ceranto. Autoridades políticas, empresários e lideranças prestigiaram o lançamento do Plano Umuarama 2050, um projeto de desenvolvimento estratégico que será conduzido em parceria com a renomada Fundação Dom Cabral e o Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU).

“O plano vai traçar um caminho claro e sustentável para o desenvolvimento de nossa cidade nas próximas décadas. Queremos transformar Umuarama em um polo de referência em inovação, empreendedorismo e qualidade de vida para todos os seus habitantes”, destacou o secretário da Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, ao abrir o evento.

O professor Caio Marini e o gerente de projetos Fernando Rabelo Ribeiro, da Fundação Dom Cabral – contratada pelo município para conduzir a construção do plano –, contextualizaram a importância do planejamento no desenvolvimento do município, a necessidade de envolver o setor empresarial e a sociedade, para que o plano extrapole o viés governamental, e parabenizaram a administração do prefeito Celso Pozzobom por se juntar ao CDU neste projeto, “que tem tudo para mudar a realidade de Umuarama”, disse Ribeiro.

No processo, a sociedade e o setor produtivo serão ouvidos para o levantamento de demandas e propostas, que resultarão em projetos. “Mas a concepção do plano também envolve a definição de prazos, de ‘tarefas’ para cada segmento – institucional/político, empresarial e de pesquisa – e a avaliação constante para os ajustes que forem necessários, ao longo da caminhada”, acrescentou o gerente de projetos.

Construído de forma participativa, o ‘master plan’ – como vem sendo chamado – vai ouvir as demandas e sugestões de todos os setores para transcender a esfera de governo. “Queremos a colaboração de cada um de vocês para construirmos juntos o futuro que queremos para nossa cidade”, completou Junior Ceranto.

O prefeito Celso Pozzobom rememorou fases do desenvolvimento da cidade desde o início de sua trajetória na vida pública, nos anos 80, e fez um paralelo com Toledo, no Oeste do Estado, onde houve planejamento estratégico decenal. “Umuarama chegou a ter a 5ª ou 6ª arrecadação entre os municípios do Estado. Hoje, enquanto caminhamos para chegar a um orçamento de R$ 1 bilhão em 2025/2026, Toledo já passa dos R$ 5 bilhões”, comparou.

Defendeu a necessidade de planejamento diante das crescentes demandas nas áreas de saúde, educação e geração de empregos e renda, entre outras, e o envolvimento da sociedade civil organizada para que o Projeto Umuarama 2050 tenha continuidade nos próximos governos municipais. “Não podemos ter gestores amadores, pois os erros custam muito ao município. Precisaremos de administradores alinhados com o plano para que a cidade cresça dentro planejamento, de forma ordenada e sustentável”, completou.

VOCAÇÃO EMPREENDEDORA

O evento teve também o lançamento do Programa Vocação Empreendedora, uma parceria entre a Prefeitura – via Casa do Empreendedor – e o Sebrae, que vai fomentar o empreendedorismo, capacitar e apoiar novos empreendedores para desenvolverem seus negócios e, assim, contribuírem para o crescimento econômico de Umuarama, apresentado pelo consultor Adriano Pereira e pelo gerente regional do Sebrae, Wendell Gussoni.

Discursaram ainda os presidentes da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), empresário Miguel Fuentes Romero Neto, e do CDU, empresário Valcir Simão, e o executivo, investidor anjo, empreendedor serial, escritor e mentor de startups Alan Costa encerrou o evento com a palestra ‘O papel dos líderes na construção do futuro’, seguida de um coquetel servido aos participantes.

“Com estas iniciativas, tenho a certeza de que estamos construindo um futuro promissor para nossa cidade. Um futuro de progresso, de oportunidades e de qualidade de vida para todos. Conto com o apoio e a participação de cada um de vocês para fazermos de Umuarama uma cidade cada vez melhor”, finalizou o secretário Junior Ceranto.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.