Foto: Assessoria PMU
A Secretaria Municipal de Saúde reforçou o quadro de agentes de combate a endemias para fortalecer o trabalho de prevenção e combate ao mosquito da dengue em Umuarama. Na última segunda-feira, 6, foram efetivados 12 novos agentes aprovados em recente concurso público realizado pelo município.
Os números mais recentes apontam a confirmação de 4.549 casos de dengue no município, desde o início do atual período epidemiológico (30/6/2023), além de 909 suspeitas em investigação e 5.051 casos descartados, num total de 10.509 notificações registradas.
“Os novos agentes chegam para suprir a demanda do município no controle e combate às endemias. Eles serão treinados e capacitados para atender a toda a população”, explicou a chefe da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, Maristela de Azevedo Ribeiro. “Até o final do mês devemos receber mais oito agentes para que assim possamos completar o quadro”, emendou.
O Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental, responsável pelo combate à dengue – entre outras endemias – vinha atuando com 40 agentes em campo. “Com a convocação dos aprovados no concurso serão 60 agentes em trabalho, mas se for necessário poderemos chamar ainda mais agentes”, disse a coordenadora Taila Biaca Crivelaro.
Dentre as atribuições, o agende de combate a endemias é responsável por executar o plano de combate aos vetores da dengue, leishmaniose, chagas, esquistossomose, etc., palestras, dedetização, limpeza e exames; pesquisa do ‘bicho barbeiro’, identificação e eliminação de focos ou criadouros dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus e por implantar a vigilância entomológica no município.
Devem ainda realizar levantamento, investigação e monitoramento do mosquito-palha, sorologia de material coletado em carnívoros e roedores para detecção de circulação de peste em áreas focais, borrifação em domicílios para controle de percevejos, tratamento de imóveis com focos de mosquito, exames para controle de esquistossomose e outras helmintoses, além de palestrar em escolas e outros segmentos.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais