Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Umuaramenses têm até quarta-feira para regularização ou emissão do título de eleitor

Se esgota nesta quarta-feira, 8 de maio, o prazo para regularização ou emissão dos títulos de eleitores antes das eleições […]

Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito
Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito
Umuaramenses têm até quarta-feira para regularização ou emissão do título de eleitor
Redação - OBemdito
Publicado em 7 de maio de 2024 às 14h40 - Modificado em 7 de maio de 2024 às 14h40
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

Se esgota nesta quarta-feira, 8 de maio, o prazo para regularização ou emissão dos títulos de eleitores antes das eleições municipais que acontecerão em outubro deste ano. Em Umuarama, o atendimento é feito no Fórum Eleitoral, que fica na rua Desembargador Antônio Ferreira da Costa, no Centro de Umuarama.

É válido lembrar que o período também é para aqueles que precisam fazer a transferência de domicílio eleitoral em caso de mudança de endereço. Neste ano, em caráter local das eleições, não é possível fazer o voto em trânsito – que acontece quando alguém vota em uma localidade diferente de sua residência.

Após o prazo de 8 de maio, qualquer alteração no cadastro eleitoral só poderá ser feita depois do período das eleições, no dia 6 de outubro, com eventual segundo turno no dia 27 do mesmo mês. Os eleitores irão votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Quem vai tirar o seu primeiro título de eleitor precisa ir ao cartório eleitoral para se alistar. Qualquer pessoa que tenha 16 anos na data da votação pode solicitar o documento que a qualifica a votar. Precisam comparecer ao cartório eleitoral mais próximo os eleitores que ainda não possuem o cadastro de biometria.

É necessário levar um documento de identificação, preferencialmente com foto, que pode ser o registro geral (RG) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por exemplo. São aceitas certidão de nascimento ou de casamento.

Podem ser solicitados comprovantes de residência e, no caso de homens que pedem o primeiro título no ano em que completam 19 anos, o certificado de quitação militar.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.