UEM de Umuarama está com 238 vagas gratuitas para cursos de engenharia
Candidatos devem se inscrever até a próxima quarta-feira também para tecnologias em Alimentos, Construção Civil e Meio Ambiente
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou nesta segunda-feira (6) a abertura da chamada única para a terceira etapa do Processo de Aproveitamento de Vagas Remanescentes para o ano letivo de 2024. Segundo a Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA), nesta fase os candidatos terão a oportunidade de concorrer às vagas por meio de uma redação, que deve ser feita on-line, e apresentação do Histórico Escolar.
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio do portal da DAA, que foram abertas às 14h do dia 6 e têm encerramento previsto para as 23h59 do dia 8 de maio de 2024. “Durante o processo de inscrição, os candidatos devem indicar até cinco cursos, em ordem de preferência, para os quais desejam concorrer às vagas remanescentes”, detalha o secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto.
Uma redação deverá ser elaborada durante o preenchimento do Formulário de Inscrição, e deve conter de 10 a 15 linhas digitadas. O resultado do processo seletivo será divulgado em 14 de maio. “Este processo é totalmente gratuito, assegurando ingresso imediato (em maio de 2024) para o curso desejado. Ao todo, são disponibilizadas 238 vagas em Umuarama, sendo eles: Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Construção Civil, Tecnologia em Meio Ambiente”, detalha.
Ele ressalta que são cursos com alta demanda no mercado de trabalho. “Na área ambiental por exemplo, os cursos de Engenharia Ambiental e Tecnologia em Meio Ambiente são focados em propor soluções para controlar os inúmeros impactos das atividades humanas no meio ambiente. A tragédia do Rio Grande do Sul por exemplo, demonstra que estas ações são urgentes e precisam de profissionais que atuem nesta área”, pontua.
Os cursos ocorrem presencialmente no campus Regional de Umuarama, que fica na avenida Dr. Angelo Moreira da Fonseca n° 1800, na saída para Xambrê. “Esta é uma excelente oportunidade para aqueles que querem uma formação em uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, observa Ceranto, acrescentando que todas as informações estão no edital nº 077/2024-DAA.
(Assessoria PMU)