Umuarama

Prefeitura e Sanepar assinam ordem de serviço para ampliação da rede de esgoto em 5 bairros da cidade

A prefeitura de Umuarama e a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) assinaram, na tarde desta sexta-feira (3), um convênio e uma ordem de serviço para ampliação do sistema de esgotamento sanitário de 5 bairros da cidade. O ato aconteceu durante solenidade realizada no Anfiteatro Haruyo Setogutte.

O investimento inicial tem o valor de R$ 5.511.339,37 e irá beneficiar os bairros Belo Monte, Montreal, Acácias, Ipê e Tarumã. Ao todo, serão 674 famílias contempladas pela obra em regime de parceria com ressarcimento parcial por parte da Sanepar, neste primeiro momento.

“É um trabalho que começamos desde 2020, quando fizemos a renovação da concessão da água para a Sanepar. Foi estabelecido que a empresa faria os investimentos em Umuarama justamente para fechar essas lacunas que tinham na captação e tratamento da rede de esgoto”, revelou o prefeito Celso Pozzobom.

E seguiu: “Após começar as obras nestes bairros mais adensados, progressivamente, a obra de 24 meses é para concluir todo aquele trecho envolto do bairro Itália, entre outros. Essas obras também vão atender as habitações que acabamos de fechar com a Cohapar [Companhia de Habitação do Paraná], que são 200 moradias para aqueles ribeirinhos que temos no entorno do Jardim Laranjeiras, Petrópolis e Américas”.

Conforme o diretor-presidente da Sanepar, Elerian do Rocio Zanetti, as negociações ficaram paradas durante um tempo e foram retomadas há pouco tempo. “É importante porque obra de coleta e tratamento de esgoto é saúde preventiva. O Celso vinha solicitando e defendendo essa obra há muito tempo. Essa obra que estamos dando ordem de serviço inicia agora, é só o prazo de licitação que deve demorar uns 90 dias”, destacou.

A assinatura do convênio e da ordem de serviço foi acompanhada por dezenas de famílias dos bairros que serão beneficiados. Neste primeiro momento serão construídos 7.255 metros de redes coletoras de esgoto, 1.440 metros de interceptor de esgoto, 1.528 metros de linha de recalque e estação elevatória de esgoto. As estimativas são de que 2.359 pessoas sejam diretamente impactadas com as obras. O prazo para a conclusão é de 24 meses.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

31 minutos ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

1 hora ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

1 hora ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

2 horas ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 horas ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais