Lançoni
Umuarama 69 anos
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Mulher Segura: Polícias Civil e Militar fazem palestras para moradoras de Xambrê

Cerca de 70 mulheres se reuniram para o evento, que aconteceu no Cras

Foto: PCPR
Foto: PCPR
Mulher Segura: Polícias Civil e Militar fazem palestras para moradoras de Xambrê
Redação - OBemdito
Publicado em 3 de maio de 2024 às 13h37 - Modificado em 3 de maio de 2024 às 13h38
Gastro Umuarama
9 Espetaria
Atlanta Pneus
Cupom Local
Lançoni
Porto Camargo

Na tarde de quarta-feira (2), a Polícia Civil e a Polícia Militar do Estado do Paraná realizaram um ciclo de palestras no município de Xambrê, como forma de implementação do programa Mulher Segura Paraná.

O programa Mulher Segura Paraná foi desenvolvido pela Secretaria de Estado e Segurança Pública e tem como objetivo a prevenção à violência doméstica, através de ações socioeducativas e de incentivo ao empoderamento feminino.

Na ocasião, a Delegada de Polícia de Xambrê, Dra. Maria Julia Gonçalves, abordou a temática inerente aos papeis de gênero: construções sociais que estabelecem comportamentos, funções e ocupações que a sociedade espera de homens e mulheres, as quais ao longo da história elevaram o homem ao universo público e relegaram à mulher ao universo privado, de cuidados para com a família e submissas ao modelo patriarcal, e servem (ainda hoje) de arrimo a uma ampla gama de violências praticadas contra mulheres e meninas.

Já a fala da Polícia Militar, protagonizada pelo Cabo Félix, ressaltou o trabalho das equipes de RPA e da patrulha Maria da Penha no atendimento de ocorrências de violência doméstica, assim como a segunda intervenção realizada pelo órgão de policiamento ostensivo, através de visitas periódicas às vítimas respaldadas por Medidas Protetivas de Urgência. Ademais, reforçou a existência e disponibilidade da rede de apoio municipal às mulheres e meninas, para o rompimento do ciclo de violência doméstica.

O evento em questão contou a presença de aproximadamente 70 pessoas e realizou-se na sede do Cras local.

A atividade também se insere no âmbito do projeto “PCPR na Comunidade”, que tem o propósito de aproximar a Polícia Civil, levando atendimento àqueles municípios que não possuem delegacia de polícia e também, como no caso, difundir conhecimentos de relevância para a comunidade.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel