Lançoni
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Umuarama 69 anos
Sicred
Jaqueline Mocelin Publisher do OBemdito

Inmet alerta para onda de calor de 5ºC acima da média; região de Umuarama será afetada

Nesta quinta a temperatura varia entre 23ºC e 32ºC na Capital da Amizade

Foto ilustrativa: Márcio Aurélio
Foto ilustrativa: Márcio Aurélio
Inmet alerta para onda de calor de 5ºC acima da média; região de Umuarama será afetada
Jaqueline Mocelin - OBemdito
Publicado em 1 de maio de 2024 às 19h03 - Modificado em 2 de maio de 2024 às 09h58
Lançoni
Atlanta Pneus
Cupom Local
9 Espetaria
Porto Camargo
Gastro Umuarama

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta quarta-feira (1º/5) um alerta vermelho (grande perigo) de onda de calor. Nos próximos dias (até 4 de maio) a temperatura deve ficar 5ºC acima da média.

A região de Umuarama, no Noroeste do Paraná, é uma das áreas afetadas pelo calorão fora de época e acima do normal. O Inmet informa que há risco à saúde da população. Em caso de perigo, a orientação é entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199).

Áreas Afetadas

Norte Pioneiro Paranaense, Centro-Sul Mato-grossense, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Leste de Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Bauru, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Ribeirão Preto, Araçatuba, Sudeste Mato-grossense, Noroeste Paranaense, Marília, Norte Central Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Araraquara, Pantanais Sul Mato-grossense, Sul Goiano, Sudoeste Mato-grossense, Centro Ocidental Paranaense, Assis, Piracicaba, Oeste Paranaense.

Imagem: Inmet

Em Umuarama

Para Umuarama, o instituto de meteorologia Simepar prevê que os próximos dias serão quentes e de muito sol, com exceção de sexta-feira, quando há possibilidade de céu com algumas nuvens. Nesta quinta a temperatura varia entre 23ºC e 32ºC na Capital da Amizade.

No sábado (4) e na segunda-feira (6) a temperatura mínima fica na casa dos 21ºC. Já no domingo (5) e na quarta-feira (8) os termômetros podem registrar a máxima de 34ºC.

No Paraná

O Simepar divulgou que o tempo fica mais abafado nesta quinta-feira (2). Uma frente fria avança na altura do Rio Grande do Sul lentamente, com áreas de chuvas e temporais na região, enquanto no Paraná, ventos mais aquecidos de norte e um predomínio de sol, favorece para um dia quente no estado.

A instabilidade aumenta a partir do Oeste, da tarde para noite, com risco para chuva com trovoadas desde a fronteira com o Paraguai até o centro-sul, divisa com Santa Catarina.

O intenso aquecimento que será registrado intensifica os ventos seco e quente do quadrante Noroeste, por isso há previsão de ventos moderados em vários momentos do dia em todo o Paraná.

Já na sexta-feira a instabilidade atmosférica se intensifica na metade sul paranaense devido a aproximação de um centro de baixa pressão que se amplifica entre o Paraguai e o oeste da região Sul do Brasil.

No Paraná o calor segue elevado na metade norte com temperaturas máximas se aproximando dos 35,0 °C. Nos setores oeste, sudoeste e centro-sul previsão de pancadas de chuva com trovoadas, principalmente na divisa com Santa Catarina e fronteira com o Paraguai e a Argentina. Nos Campos Gerais e no Leste, as nuvens aumentam e há risco para chuva isolada de curta duração entre a tarde e à noite.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Uvel
Porto Camargo