Instituto Nossa Senhora Aparecida
Umuarama 69 anos
Lançoni
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

UEM abre inscrições para os concursos Vestibulares de Inverno e EaD nesta quinta-feira

A Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), comunica a abertura das inscrições para o Concurso Vestibular […]

Foto: UEM
Foto: UEM
UEM abre inscrições para os concursos Vestibulares de Inverno e EaD nesta quinta-feira
Redação - OBemdito
Publicado em 1 de maio de 2024 às 15h46 - Modificado em 1 de maio de 2024 às 15h46
Porto Camargo
9 Espetaria
Cupom Local
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus
Lançoni

A Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), comunica a abertura das inscrições para o Concurso Vestibular EaD e para o Vestibular de Inverno 2024.

As inscrições para ambos concursos  serão realizadas exclusivamente pela internet ou por meio do aplicativo App Vestibular UEM, no período de 2 de maio a 5 de junho. Para que as inscrições sejam homologadas, é necessário realizar o pagamento integral da taxa correspondente até o dia 7 de junho.

O Vestibular de Inverno 2024 oferece 1.108 vagas em mais de 70 cursos, enquanto o Concurso Vestibular EaD 2024 disponibiliza 755 vagas em cursos como Ciências Biológicas, Física, História, Letras Português/Inglês e Pedagogia, distribuídos nos 21 polos da instituição.

O edital das inscrições homologadas será publicado em 11 de junho, e os locais de prova serão divulgados a partir de 14 de junho. As provas serão realizadas no dia 14 de julho. Os candidatos aprovados no Vestibular EaD ingressarão neste ano, enquanto os aprovados no Vestibular de Inverno apenas em 2025.

Para mais informações, consulte os editais: Vestibular de Inverno 2024 e Vestibular EaD 2024.

Há um ano a UEM abria inscrições para o Vestibular de Inverno com a adoção de novas regras, como a opção de cada candidato se inscrever em três cursos diferentes. Os cursos pelos quais o candidato faz opção não precisam ser de uma mesma área.

As mudanças facilitaram ainda mais o ingresso dos aprovados no vestibular, por causa de mais opção de escolhas. Para viabilizar a possibilidade de opção por mais de um curso na inscrição, a prova deixou de contar com as questões de Conhecimentos Específicos.

Para o reitor da UEM, Leandro Vanalli, “teremos mais uma vez o nosso vestibular de inverno, oferecido pela segunda vez nos últimos anos. Esta é mais uma oportunidade de ingresso para os estudantes da nossa região, de todo o Paraná e de todo o Brasil, para ingressarem em nossa universidade”.

Ele acrescenta que mantém-se as mudanças que a UEM fez em sua prova no ano passado, como a possibilidade, por exemplo, de escolher até três cursos para o candidato, por opção de candidatura. “Esse conjunto de mudanças resultou em um aumento no ingresso nas séries iniciais dos cursos da nossa universidade, uma conquista que foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP)”, afirmou.

Para o reitor, as mudanças são positivas. “Observamos também uma redução na abstenção devido às mudanças em nosso vestibular. Esperamos que este vestibular de inverno aumente o número de candidatos, assim como tem acontecido nos últimos vestibulares, com uma abstenção menor também. É a UEM inovando e oferecendo oportunidades aos estudantes da nossa região”.

Segundo a coordenadora geral da CVU, Márcia do Nascimento Brito, desde o ano de 2023, os vestibulares da UEM não apresentam mais questões de conhecimentos específicos. Dessa forma, a prova é a mesma para todos os candidatos inscritos, exceto na seção de língua estrangeira, na qual o candidato pode escolher entre espanhol, francês ou inglês.

“Essa mudança abriu a possibilidade de os candidatos se inscreverem em até três cursos diferentes, de áreas diversas, conforme a Resolução nº 005/2023-CEP. Durante o processo de inscrição, o candidato fará as opções de cursos pretendidos seguindo uma ordem de preferência, dentre os cursos constantes do edital de abertura do Concurso Vestibular. O objetivo principal dessas alterações foi proporcionar maior acesso dos candidatos aos cursos de graduação da UEM”.

(Assessoria UEM)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel