Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Umuarama 69 anos
Lançoni
Redação Publisher do OBemdito

Defesa Civil lança Plano de Contingência para organizar ações de socorro

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Umuarama (Compdec) realizou na manhã de terça-feira (30) a cerimônia de […]

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Defesa Civil lança Plano de Contingência para organizar ações de socorro
Redação - OBemdito
Publicado em 2 de maio de 2024 às 07h21 - Modificado em 2 de maio de 2024 às 07h21
Gastro Umuarama
Porto Camargo
Lançoni
Cupom Local
9 Espetaria
Atlanta Pneus

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Umuarama (Compdec) realizou na manhã de terça-feira (30) a cerimônia de lançamento do Plano de Contingência Municipal, um documento que estabelece os caminhos para ações de resposta a desastres envolvendo deslizamentos, alagamentos, inundações, enxurradas, granizos, vendavais e tempestades. Autoridades civis e militares prestigiaram o evento, que é um marco para a história da cidade.

Segundo o coordenador do Compdec, Joelson Simão Barbosa, o Plano de Contingência foi metodologicamente planejado para o uso prático, facilitando a coleta e a busca de informações dentro do município, focando o atendimento a desastres.

“Entre outros pontos, o material foi detalhadamente produzido após coleta de informações de áreas com recorrência de desastres ou locais com alta suscetibilidade a ocorrências, sendo pontuadas e caracterizadas como ‘áreas de atenção’’, detalhou.

O documento também traz uma lista completa de órgãos, instituições e voluntários diversos, que se comprometem em servir como socorristas em possíveis situações emergenciais. “A Defesa Civil tem orgulho de ter como parceiros as forças de segurança como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Polícia Ambiental, Conselho Comunitário de Segurança, Ministério Público, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Igreja Católica, igrejas evangélicas, Tiro de Guerra, Samu, enfim, toda a sociedade está, de alguma forma, representada”, pontuou.

Destaque ainda para os cadastros de Áreas de Atenção, de Abrigos, de Recursos, de Ação Operacional e do Gerador do Plano de Contingência. “Nestes cadastros, por exemplo, temos o ‘Amarelo’, que identifica e relaciona locais físicos com possibilidade para o abrigamento de pessoas vítimas de desastres. O ‘Verde’ relaciona os recursos financeiros e materiais disponíveis ou que podem ser disponibilizados rapidamente. O ‘Vermelho’ direciona as funções que deverão ser exercidas para a organização de uma gestão do desastre, destacando as pessoas e suas funcionalidades dentro do contexto do atendimento a ocorrência”, numerou.

O inspetor da Defesa Civil, Enivaldo Ribeiro, comentou que a capacidade de resposta dos órgãos de emergência (como a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, as forças policiais, o Samu etc.) não sofre alterações significativas nos períodos noturnos, feriados e finais de semana.

“Estamos sempre a postos e preparados, porém, demais órgãos dependerão de seguir as instruções elencadas no plano de chamada nos períodos fora do horário comercial. E esse tempo de mobilização interna de cada órgão envolvido neste plano é de fundamental importância para o salvamento de vidas”, ponderou.

O secretário municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram), Valdecir Gonçalves Capelli, representou o prefeito Celso Pozzobom, que está em viagem. Ele falou sobre a importância da união de forças de toda a sociedade. “Os umuaramenses têm uma resposta rápida a questões que envolvem o bem comum. Além disso, Umuarama é um polo e referência de uma grande região e, como tal, carecia de uma ferramenta tão importante quanto este Plano de Contingência”, registrou Capelli.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel