Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Lançoni
Umuarama 69 anos
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Saída de médica da UBS de Santa Eliza gera insatisfação entre moradores do distrito

Os moradores expressaram insatisfação com a breve permanência da profissional e destacaram sua excelente atuação

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Saída de médica da UBS de Santa Eliza gera insatisfação entre moradores do distrito
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 30 de abril de 2024 às 17h15 - Modificado em 30 de abril de 2024 às 17h40
Cupom Local
Atlanta Pneus
Lançoni
Gastro Umuarama
9 Espetaria
Porto Camargo

Os moradores de Santa Eliza entraram em contato com OBemdito na terça-feira (30) para falar sobre a partida de uma médica que presta serviços na Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito. De acordo com a moradora Rosimeire Aparecida de Brito, faz duas semanas desde que ocorreu uma reunião do Conselho Local de Saúde devido à ausência de um enfermeiro na unidade.

“Até o momento, não recebemos resposta. Ela é uma médica excelente, está aqui há menos de trinta dias e hoje é o último dia dela. É revoltante! Comecei um tratamento com ela esta semana e agora? Como vou continuar? Ela iria investigar o motivo da alergia da minha filha e agora? Uma médica humana, que sabe ouvir, perguntar, não é como aqueles que perguntam qual é o problema e, depois que contamos, já têm a receita pronta”, destacou Rosimeire.

Além desses problemas, ela também menciona que esta é a segunda profissional qualificada que deixa a unidade, que não há uma ambulância disponível 24 horas para atender às necessidades da comunidade e observa que o veículo que atende o distrito chega com a médica de manhã e volta à tarde.

“Aqui, quando precisamos levar alguém ao pronto-socorro, não temos ambulância disponível. Temos que desembolsar de R$150 a R$200 para pagar pelo transporte”, explicou.

OBemdito entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, que informou que a médica que atua na UBS é contratada por uma empresa prestadora de serviços médicos para a Prefeitura de Umuarama, sendo a própria empresa responsável por designar os profissionais que irão trabalhar na unidade.

Segundo a empresa, a solicitação para sair da UBS de Santa Eliza partiu da própria profissional e a Secretaria de Saúde não pode intervir nesse caso. O órgão informou que outra médica e uma enfermeira serão designadas para a UBS e começarão a atender na quinta-feira (2).

Nota na íntegra

“A médica da UBS trabalha para uma empresa que presta serviços médicos para a Prefeitura, portanto é essa empresa quem determina qual profissional vai atuar na unidade. Essa empresa informou que a médica pediu para sair. A Secretaria de Saúde nada pode fazer, neste caso, e informa que outra profissional começará a atender à população de Santa Eliza já na próxima quinta-feira, dia 2. Uma enfermeira também foi destacada para o distrito e inicia o trabalho na mesma data”.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel