Instituto Nossa Senhora Aparecida
Lançoni
Sicred
Umuarama 69 anos
Redação Publisher do OBemdito

Departamento de Compras da Prefeitura alerta para envio de e-mail falso contendo vírus

No e-mail há a solicitação para que o fornecedor clique em um link denominado ‘Planilha de Cotação’

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Departamento de Compras da Prefeitura alerta para envio de e-mail falso contendo vírus
Redação - OBemdito
Publicado em 29 de abril de 2024 às 12h07 - Modificado em 29 de abril de 2024 às 17h09
Gastro Umuarama
9 Espetaria
Atlanta Pneus
Cupom Local
Lançoni
Porto Camargo

A Diretoria de Compras e Almoxarifado (DCA), departamento que faz parte da Secretaria Municipal de Administração, recebeu uma série de telefonemas de empresas relatando ter recebido e-mails encaminhados por alguém que se identifica como Rafael Oliveira Hofman e se define como ‘servidor do DCA’. Na comunicação eletrônica ele diz que está ‘coletando orçamentos para compra direta’, o que é um fato improcedente.

Segundo o secretário municipal de Administração, Sidnei Moreno Vedovoto, é muito provável que se trate de um fraudador. “No e-mail há a solicitação para que o fornecedor clique em um link denominado ‘Planilha de Cotação’, para que tenha acesso ao arquivo contendo os dados para a cotação. Acontece que, conforme reforça a Diretoria de Recursos Humanos, essa pessoa não faz parte do quadro de servidores da Prefeitura – nem na sede, nem em quaisquer um dos demais órgãos administrativos, sequer do quadro de estagiários”, garante.

Alana Caroline Paintner, diretora do DCA, destaca ainda que o e-mail foi encaminhado à Diretoria de Tecnologia e Informação, que confirmou a suspeita de falsidade ideológica. “A começar pelo endereço de e-mail do solicitante, que não se trata de nenhum dos domínios funcionais da prefeitura – todos são @umuarama.pr.gov.br ou @edu.umuarama.pr.gov.br (no caso da Secretaria de Educação). Pior: o arquivo a ser baixado trata-se de um direcionador para o dropbox de um executável, ou seja, um possível vírus”, alerta.

Ela relata que a Secretaria Municipal de Comunicação vai produzir material informativo para as redes sociais e para que a imprensa possa contribuir na divulgação da tentativa de fraude e/ou golpe. “Também já foram tomadas as providências cabíveis nas esferas judiciais e cíveis para que a administração pública não seja alvo de ações praticadas por pessoas mal-intencionadas que, claramente, estão disseminando inverdades para aplicar golpes nos fornecedores”, avisar.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Uvel
Porto Camargo