Sicred
Umuarama 69 anos
Lançoni
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Encontro durante a Feira Literária discute qualidade de vida na terceira idade

Nem só de literatura e manifestações artísticas foi estruturado o cronograma de atividades da 2ª Flica (Festa Literária Capital da […]

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Encontro durante a Feira Literária discute qualidade de vida na terceira idade
Redação - OBemdito
Publicado em 1 de maio de 2024 às 18h32 - Modificado em 1 de maio de 2024 às 18h32
9 Espetaria
Gastro Umuarama
Porto Camargo
Lançoni
Cupom Local
Atlanta Pneus

Nem só de literatura e manifestações artísticas foi estruturado o cronograma de atividades da 2ª Flica (Festa Literária Capital da Amizade). Uma das ações mais prestigiadas foi o encontro ‘Qualidade de Vida na Terceira Idade’, mediado pela psicóloga Débora Cristina da Mata, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas Idosas (SCFVI), órgão ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social.

No encontro, que teve animação musical do Coral Municipal de Umuarama, os participantes puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas a respeito do tema. A psicóloga iniciou destacando que a idade chega para todos e que, com ela, novas dificuldades surgirão. “Porém, que fique claro, é possível envelhecer com qualidade de vida! E essa qualidade está diretamente associada a uma vida ativa”, indicou.

Débora disse que a busca por hábitos saudáveis, como atividade física, alimentação saudável e a participação em grupos como o Centro Dia (SCFVI). “Desta forma consegue-se manter a mente estimulada com novas atividades, com relações sociais produtivas. Isso significa contato com a família, vizinhos, amigos e colegas de grupos etc.”, resume.

A psicóloga comentou que a expectativa de vida está cada vez mais alta e estimulou que todos buscassem por atividades agradáveis, por realizar passeios, criar clubes de leitura, formar grupos em igrejas, artesanato, em atividades esportivas, enfim, para não ficarem parados. “Há muita vida na terceira idade, muitas oportunidades e tudo deve ser aproveitado com lucidez, com alegria. Quem ainda não conhece o SCFVI, sinta-se convidado, pois temos uma série de atividades interessantíssimas”, afirmou.

Serviço

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas Idosas (SCFVI) – Rua Curitiba n° 5354 (próximo ao Detran/PR) – Telefones: (44) 3906-1030 ou (44) 98457-1131.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel