Umuarama

Festa Literária anuncia cronograma com dezenas de atividades culturais gratuitas

A temporada de leitura está aberta: lançada na manhã da última terça-feira (23) a Flica (Festa Literária Capital da Amizade), vai até a amanhã, sexta-feira (26), no Centro Cultural Vera Schubert. Oficinas, encontros, saraus, shows, espetáculos teatrais, rodadas de conversa, comercialização de livros e artesanatos e várias outras manifestações artísticas estão na pauta do evento, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura.

O secretário Rodrigo Fernandes Pereira definiu a Flica como um legado que será deixado pela Fundação Cultural para a história de Umuarama. “Em quase 69 anos de existência, nunca houve uma festa literária desse porte em nossa cidade, por isso estamos muito honrados em fazer parte deste momento. A primeira edição da Flica foi chamada de festival, agora mudamos para festa, que permite inserirmos um número ímpar de manifestações artísticas e culturais. A administração Celso Pozzobom investe no desenvolvimento da cultura pois sabe a importância de termos cidadãos que não têm medo de pensar”, resumiu.

A secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, manifestou sua satisfação com a realização da Flica. “Educação, Cultura e Esportes são pilares para a formação de crianças e adolescentes e em Umuarama a parceria entre estas três secretarias municipais garante o desenvolvimento intelectual de nossos alunos. A luta por políticas públicas para a realização de eventos assim, que contribuem para a estruturação de um ensino de qualidade, é uma constante na administração municipal”, registrou.

Ela acrescentou que pela leitura são abertas portas para o mundo e que ações para que alunos tenham acesso a livros diversos é uma ação fundamental. “A Biblioteca Rocha Pombo resiste, apesar das tecnologias e inovações, da internet, dos tablets e kindles [leitores de livros digitais]. Os livros físicos, de papel, trazem toda uma emoção especial. A Biblioteca Itinerante Caminhos da Sabedoria, lindo projeto que leva livros diretamente às unidades educacionais, é um sucesso. Estamos sempre nesse luta de incentivo a uma educação de qualidade”, afirmou.

Por mais cultura

A primeira-dama Maria Dulce Barreiro Pozzobom é considerada ‘Madrinha da Fundação Cultural de Umuarama’, exatamente por ser uma das maiores incentivadoras de projetos e ações culturais na cidade.

“Sou uma leitora voraz, gosto de livros físicos, do cheiro do papel. Eu conheço muitos países: China, França, Itália, Arábia, Egito… tudo por meio dos livros. Conheço o mundo sem sair de casa, porque leio. E esse prazer que a leitura traz eu faço questão de passar para as crianças, adolescentes e jovens especiais que atendo em meu consultório [ela é psicopedagoga e psicomotricista]”, relatou.

Ela adiantou que o prefeito Celso Pozzobom vai providenciar a regulamentação de uma lei que coloque a Flica no Calendário de Eventos Oficiais do Município, garantindo seu prosseguimento e realização, independentemente de quem sejam os próximos gestores.

“Vivemos um rico momento para a educação. A literatura traz o mundo até você”, pontuou.

Programação

São convidados especiais da Flica as escritoras Rosy Greca – que vem de Curitiba para apresentar o espetáculo ‘Tapete Encantado’ e ‘A arte de contar histórias com música’ –, Angela Russi, Anecy Oncken, Maria Cristina e Sandra Hiraga – que, ao lado do cartunista Marcos Vaz, apresentam a oficina temática ‘A alma de Umuarama é a literatura’ –, e as professoras do Neabi (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) do IFPR (Instituto Federal do Paraná) Ivanete Silva Santos e Karla Daniel.

Haverá também sessões especiais intituladas ‘Um Escritor na Biblioteca’, que vai receber Augusto Silva abordando o tema ‘Mergulho em Águas Essenciais’, e Marcia Sá, que falará sobre ‘Literatura e Sustentabilidade’.

“Para completar nosso evento com muito glamour, teremos apresentações musicais com os maestros Marco Aurélio Tavares e Urias Assumpção e os cantores Sandro Luiz e Tony Matheus. No gênero dança teremos o talento da bailarina e coreógrafa Tatiana Biaca e representando as artes cênicas será representada pelo escritor e diretor teatral Vinícius Guerra”, indica o secretário.

(Com informações PMU)

Redação

Recent Posts

Ônibus arrastou carro por aproximadamente 27 metros no acidente com 6 óbitos na PR-490

Condutor do ônibus afirmou que o automóvel, um VW Gol a princípio ocupado por uma…

4 minutos ago

Motorista com CNH suspensa é autuado por direção perigosa na PR-323

Motorista de 20 anos não obedeceu ordem de parada e foi alcançado pela Polícia Rodoviária…

38 minutos ago

Mandados de prisão por pensão resulta em duas detenções em Umuarama

PM cumpre dois mandados de prisão por pensão alimentícia em bairros diferentes de Umuarama na…

1 hora ago

Criança de 10 anos morre e é a sexta vítima do acidente entre Altônia e Iporã

Cinco pessoas vieram a óbito ainda no local da colisão

2 horas ago

Homem invade casa da ex duas vezes no mesmo dia e vai preso, em Iporã

Polícia Militar prendeu o suspeito, de 42 anos, após arrombamento e nova denúncia de violência…

2 horas ago

Comércio de rua de Umuarama fica aberto até as 17h neste Sabadão

Supermercados e o Shopping Palladium funcionam em horários próprios

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais