Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Lançoni
Umuarama 69 anos
Redação Publisher do OBemdito

Festa Literária anuncia cronograma com dezenas de atividades culturais gratuitas

Evento vai até sexta-feira nas dependências do Centro Cultural Vera Schubert

Fotos: PMU
Fotos: PMU
Festa Literária anuncia cronograma com dezenas de atividades culturais gratuitas
Redação - OBemdito
Publicado em 25 de abril de 2024 às 10h41 - Modificado em 25 de abril de 2024 às 10h41
Cupom Local
Lançoni
9 Espetaria
Atlanta Pneus
Porto Camargo
Gastro Umuarama

A temporada de leitura está aberta: lançada na manhã da última terça-feira (23) a Flica (Festa Literária Capital da Amizade), vai até a amanhã, sexta-feira (26), no Centro Cultural Vera Schubert. Oficinas, encontros, saraus, shows, espetáculos teatrais, rodadas de conversa, comercialização de livros e artesanatos e várias outras manifestações artísticas estão na pauta do evento, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura.

O secretário Rodrigo Fernandes Pereira definiu a Flica como um legado que será deixado pela Fundação Cultural para a história de Umuarama. “Em quase 69 anos de existência, nunca houve uma festa literária desse porte em nossa cidade, por isso estamos muito honrados em fazer parte deste momento. A primeira edição da Flica foi chamada de festival, agora mudamos para festa, que permite inserirmos um número ímpar de manifestações artísticas e culturais. A administração Celso Pozzobom investe no desenvolvimento da cultura pois sabe a importância de termos cidadãos que não têm medo de pensar”, resumiu.

A secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, manifestou sua satisfação com a realização da Flica. “Educação, Cultura e Esportes são pilares para a formação de crianças e adolescentes e em Umuarama a parceria entre estas três secretarias municipais garante o desenvolvimento intelectual de nossos alunos. A luta por políticas públicas para a realização de eventos assim, que contribuem para a estruturação de um ensino de qualidade, é uma constante na administração municipal”, registrou.

Ela acrescentou que pela leitura são abertas portas para o mundo e que ações para que alunos tenham acesso a livros diversos é uma ação fundamental. “A Biblioteca Rocha Pombo resiste, apesar das tecnologias e inovações, da internet, dos tablets e kindles [leitores de livros digitais]. Os livros físicos, de papel, trazem toda uma emoção especial. A Biblioteca Itinerante Caminhos da Sabedoria, lindo projeto que leva livros diretamente às unidades educacionais, é um sucesso. Estamos sempre nesse luta de incentivo a uma educação de qualidade”, afirmou.

Por mais cultura

A primeira-dama Maria Dulce Barreiro Pozzobom é considerada ‘Madrinha da Fundação Cultural de Umuarama’, exatamente por ser uma das maiores incentivadoras de projetos e ações culturais na cidade.

“Sou uma leitora voraz, gosto de livros físicos, do cheiro do papel. Eu conheço muitos países: China, França, Itália, Arábia, Egito… tudo por meio dos livros. Conheço o mundo sem sair de casa, porque leio. E esse prazer que a leitura traz eu faço questão de passar para as crianças, adolescentes e jovens especiais que atendo em meu consultório [ela é psicopedagoga e psicomotricista]”, relatou.

Ela adiantou que o prefeito Celso Pozzobom vai providenciar a regulamentação de uma lei que coloque a Flica no Calendário de Eventos Oficiais do Município, garantindo seu prosseguimento e realização, independentemente de quem sejam os próximos gestores.

“Vivemos um rico momento para a educação. A literatura traz o mundo até você”, pontuou.

Programação

São convidados especiais da Flica as escritoras Rosy Greca – que vem de Curitiba para apresentar o espetáculo ‘Tapete Encantado’ e ‘A arte de contar histórias com música’ –, Angela Russi, Anecy Oncken, Maria Cristina e Sandra Hiraga – que, ao lado do cartunista Marcos Vaz, apresentam a oficina temática ‘A alma de Umuarama é a literatura’ –, e as professoras do Neabi (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) do IFPR (Instituto Federal do Paraná) Ivanete Silva Santos e Karla Daniel.

Haverá também sessões especiais intituladas ‘Um Escritor na Biblioteca’, que vai receber Augusto Silva abordando o tema ‘Mergulho em Águas Essenciais’, e Marcia Sá, que falará sobre ‘Literatura e Sustentabilidade’.

“Para completar nosso evento com muito glamour, teremos apresentações musicais com os maestros Marco Aurélio Tavares e Urias Assumpção e os cantores Sandro Luiz e Tony Matheus. No gênero dança teremos o talento da bailarina e coreógrafa Tatiana Biaca e representando as artes cênicas será representada pelo escritor e diretor teatral Vinícius Guerra”, indica o secretário.

(Com informações PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Uvel
Porto Camargo