Foto: Assessoria PMU
O mais brasileiro dos alimentos, a mandioca tem seu dia oficial: 22 de abril, data que coincide exatamente com o Descobrimento do Brasil. E para comemorar o Dia Nacional da Mandioca, a Secretaria Municipal de Agricultura realizou evento especial com mulheres cadastradas e beneficiárias do Banco de Alimentos de Umuarama. Elas aprenderam a preparar uma série de receitas com o tubérculo, que é um símbolo cultural do País.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, a mandioca – também conhecida como macaxeira e aipim, dependendo da região brasileira – é um dos produtos mais presentes na mesa e na vida dos brasileiros e base da alimentação de várias comunidades tradicionais e em todo o território nacional. “A mandioca é um alimento versátil, que pode ser utilizado de diversas formas no cardápio, como frita, cozida, caldos, acompanhando a carne ou transformada em massa para o nhoque”, observou.
A nutricionista Huana da Silva Godoi, chefe da Divisão de Segurança Alimentar da Secretaria de Agricultura e responsável pelo Banco de Alimentos de Umuarama, destaca ainda que, por ser um produto tipicamente brasileiro e ligado à cultura do país, a mandioca deve ser valorizada por seu grande valor nutricional e diversas formas de consumo.
“A mandioca cozida contém cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C. É uma rica fonte de calorias e carboidratos —o alimento in natura cozido possui 125 calorias e 30 g de carboidratos em 100 g”, detalha.
As receitas foram apresentadas às participantes pela nutricionista Andréia Klier, que coordenou a oficina. “Nossas ‘alunas’ ficaram encantadas com a variedade de possibilidades de pratos que podem ser preparados com a mandioca: pães, doces, salgados (veja a receita de pão caseiro de mandioca nesta página), enfim, basta um pouco de criatividade e dedicação que muitas delícias vão alimentar e encantar toda a família”, pontuou.
Pão de mandioca caseiro
Ingredientes:
1 Kg farinha de trigo (quantidade aproximada)
2 sachês de fermento biológico seco com 10 gramas cada
2 ovos
1\2 xícara de chá de óleo
250 mL de leite morno
½ colher de sopa rasa de sal
3 colheres de sopa de açúcar
Xícaras de chá de mandioca cozida em temperatura ambiente, amassada como purê
1 gema de ovo para pincelar
Modo de preparo:
Separe todos os ingredientes. Em uma vasilha coloque o fermento e o açúcar, acrescente um pouquinho do leite morno e misture bem. Junte o restante do leite, os ovos, de uma misturada. Junte o óleo e um pouco de farinha de trigo e a mandioca.
Quando ficar difícil de mexer com a colher, comece a trabalhar a massa com as mãos, acrescentando farinha aos poucos até soltar das mãos. Cuidado para não acrescentar farinha demais e deixar o pão pesado. Coloque o sal e amasse mais um pouco para incorporar. No final a massa deve ficar lisa, sem grudar nas mãos.
Coloque em uma vasilha, cubra com um pano e deixe descansar por minutos até dobrar de volume. Corte a massa em quatro, abra a massa no rolo, enrole e vá cortando para modelar os pãezinhos. Polvilhe uma assadeira com farinha e vá colocando os pães. Leve para assar em forno pré aquecido 180 graus por 35 min, ou até que fiquem corados e assados.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais