Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Lançoni
Umuarama 69 anos
Redação Publisher do OBemdito

Prefeitura oferece curso grátis no Dia Nacional da Mandioca

O mais brasileiro dos alimentos, a mandioca tem seu dia oficial: 22 de abril, data que coincide exatamente com o […]

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Prefeitura oferece curso grátis no Dia Nacional da Mandioca
Redação - OBemdito
Publicado em 23 de abril de 2024 às 11h01 - Modificado em 23 de abril de 2024 às 12h04
Lançoni
9 Espetaria
Gastro Umuarama
Porto Camargo
Cupom Local
Atlanta Pneus

O mais brasileiro dos alimentos, a mandioca tem seu dia oficial: 22 de abril, data que coincide exatamente com o Descobrimento do Brasil. E para comemorar o Dia Nacional da Mandioca, a Secretaria Municipal de Agricultura realizou evento especial com mulheres cadastradas e beneficiárias do Banco de Alimentos de Umuarama. Elas aprenderam a preparar uma série de receitas com o tubérculo, que é um símbolo cultural do País.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, a mandioca – também conhecida como macaxeira e aipim, dependendo da região brasileira – é um dos produtos mais presentes na mesa e na vida dos brasileiros e base da alimentação de várias comunidades tradicionais e em todo o território nacional. “A mandioca é um alimento versátil, que pode ser utilizado de diversas formas no cardápio, como frita, cozida, caldos, acompanhando a carne ou transformada em massa para o nhoque”, observou.

A nutricionista Huana da Silva Godoi, chefe da Divisão de Segurança Alimentar da Secretaria de Agricultura e responsável pelo Banco de Alimentos de Umuarama, destaca ainda que, por ser um produto tipicamente brasileiro e ligado à cultura do país, a mandioca deve ser valorizada por seu grande valor nutricional e diversas formas de consumo.

“A mandioca cozida contém cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C. É uma rica fonte de calorias e carboidratos —o alimento in natura cozido possui 125 calorias e 30 g de carboidratos em 100 g”, detalha.

As receitas foram apresentadas às participantes pela nutricionista Andréia Klier, que coordenou a oficina. “Nossas ‘alunas’ ficaram encantadas com a variedade de possibilidades de pratos que podem ser preparados com a mandioca: pães, doces, salgados (veja a receita de pão caseiro de mandioca nesta página), enfim, basta um pouco de criatividade e dedicação que muitas delícias vão alimentar e encantar toda a família”, pontuou.

Receita Especial

Pão de mandioca caseiro

Ingredientes:

1 Kg farinha de trigo (quantidade aproximada)

2 sachês de fermento biológico seco com 10 gramas cada

2 ovos

1\2 xícara de chá de óleo

250 mL de leite morno

½ colher de sopa rasa de sal

3 colheres de sopa de açúcar

Xícaras de chá de mandioca cozida em temperatura ambiente, amassada como purê

1 gema de ovo para pincelar

Modo de preparo:

Separe todos os ingredientes. Em uma vasilha coloque o fermento e o açúcar, acrescente um pouquinho do leite morno e misture bem. Junte o restante do leite, os ovos, de uma misturada. Junte o óleo e um pouco de farinha de trigo e a mandioca.

Quando ficar difícil de mexer com a colher, comece a trabalhar a massa com as mãos, acrescentando farinha aos poucos até soltar das mãos. Cuidado para não acrescentar farinha demais e deixar o pão pesado. Coloque o sal e amasse mais um pouco para incorporar. No final a massa deve ficar lisa, sem grudar nas mãos.

Coloque em uma vasilha, cubra com um pano e deixe descansar por minutos até dobrar de volume. Corte a massa em quatro, abra a massa no rolo, enrole e vá cortando para modelar os pãezinhos. Polvilhe uma assadeira com farinha e vá colocando os pães. Leve para assar em forno pré aquecido 180 graus por 35 min, ou até que fiquem corados e assados.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel