Foto: Assessoria PMU
A Prefeitura de Umuarama oferece dois cursos especiais para funcionários e empreendedores do ramo da alimentação, com o tema ‘Boas práticas na manipulação de alimentos’. Ainda há vagas para a primeira capacitação, que será nesta terça-feira (23) das 8h às 12 e os participantes recebem certificado. A ação é coordenada pela Vigilância Sanitária e não tem custo algum para os participantes.
O secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza, disse que é muito importante que profissionais que atuam com alimentos participe desta capacitação. “É mais uma oportunidade oferecida pela Prefeitura para que os trabalhadores do ramo adquiriram conhecimentos necessários à atividade e atendam ao que determina a legislação federal por meio da Resolução da Diretoria Colegiada n° 216/04 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária”, detalhou.
Uma nova turma para o curso já está sendo montada para o dia 8 de maio, das 18h às 22h, e ambas as capacitações serão realizadas no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, que fica na rua Ministro Oliveira Salazar n° 4.150 (no antigo Romershopping).
“As boas práticas são cuidados que devem ser tomados desde a escolha e compra dos ingredientes para o preparo dos lanches, refeições e sobremesas, até a venda para o consumidor. São precauções que garantem segurança tanto para quem prepara e vende quanto para quem consome os alimentos, minimizando riscos de contaminação e outros agravos à saúde”, explicou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Claudeni de Oliveira Santos Scapolan.
Ela lembra que, de acordo com a RDC nº 216/04, o responsável pelas atividades de manipulação deve ser comprovadamente submetido a curso de capacitação, abordando temas como contaminantes, doenças transmitidas por alimentos, manipulação higiênica e boas práticas de fabricação.
“A certificação dos manipuladores de alimentos por meio do curso é uma exigência para estabelecimentos que trabalham com produtos alimentícios prontos. O treinamento capacitará os participantes e os ajudará a aprimorar cuidados e contribuir para a redução do risco de doenças associadas ao consumo dos alimentos”, reforçou a coordenadora.
Os interessados devem fazer sua inscrição clicando aqui ou pelo link https://encurtador.com.br/cvAD0.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais