Foto: Assessoria PMU
A Prefeitura de Umuarama oferece dois cursos especiais para funcionários e empreendedores do ramo da alimentação, com o tema ‘Boas práticas na manipulação de alimentos’. Ainda há vagas para a primeira capacitação, que será nesta terça-feira (23) das 8h às 12 e os participantes recebem certificado. A ação é coordenada pela Vigilância Sanitária e não tem custo algum para os participantes.
O secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza, disse que é muito importante que profissionais que atuam com alimentos participe desta capacitação. “É mais uma oportunidade oferecida pela Prefeitura para que os trabalhadores do ramo adquiriram conhecimentos necessários à atividade e atendam ao que determina a legislação federal por meio da Resolução da Diretoria Colegiada n° 216/04 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária”, detalhou.
Uma nova turma para o curso já está sendo montada para o dia 8 de maio, das 18h às 22h, e ambas as capacitações serão realizadas no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, que fica na rua Ministro Oliveira Salazar n° 4.150 (no antigo Romershopping).
“As boas práticas são cuidados que devem ser tomados desde a escolha e compra dos ingredientes para o preparo dos lanches, refeições e sobremesas, até a venda para o consumidor. São precauções que garantem segurança tanto para quem prepara e vende quanto para quem consome os alimentos, minimizando riscos de contaminação e outros agravos à saúde”, explicou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Claudeni de Oliveira Santos Scapolan.
Ela lembra que, de acordo com a RDC nº 216/04, o responsável pelas atividades de manipulação deve ser comprovadamente submetido a curso de capacitação, abordando temas como contaminantes, doenças transmitidas por alimentos, manipulação higiênica e boas práticas de fabricação.
“A certificação dos manipuladores de alimentos por meio do curso é uma exigência para estabelecimentos que trabalham com produtos alimentícios prontos. O treinamento capacitará os participantes e os ajudará a aprimorar cuidados e contribuir para a redução do risco de doenças associadas ao consumo dos alimentos”, reforçou a coordenadora.
Os interessados devem fazer sua inscrição clicando aqui ou pelo link https://encurtador.com.br/cvAD0.
(Assessoria PMU)
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…
Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)
Este site utiliza cookies
Saiba mais