Instituto Nossa Senhora Aparecida
Umuarama 69 anos
Lançoni
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Curso de boas práticas na manipulação de alimentos ainda tem vagas gratuitas

Uma nova turma para o curso já está sendo montada para o dia 8 de maio

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Curso de boas práticas na manipulação de alimentos ainda tem vagas gratuitas
Redação - OBemdito
Publicado em 22 de abril de 2024 às 11h37 - Modificado em 22 de abril de 2024 às 18h10
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus
Porto Camargo
9 Espetaria
Cupom Local
Lançoni

A Prefeitura de Umuarama oferece dois cursos especiais para funcionários e empreendedores do ramo da alimentação, com o tema ‘Boas práticas na manipulação de alimentos’. Ainda há vagas para a primeira capacitação, que será nesta terça-feira (23) das 8h às 12 e os participantes recebem certificado. A ação é coordenada pela Vigilância Sanitária e não tem custo algum para os participantes.

O secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza, disse que é muito importante que profissionais que atuam com alimentos participe desta capacitação. “É mais uma oportunidade oferecida pela Prefeitura para que os trabalhadores do ramo adquiriram conhecimentos necessários à atividade e atendam ao que determina a legislação federal por meio da Resolução da Diretoria Colegiada n° 216/04 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária”, detalhou.

Uma nova turma para o curso já está sendo montada para o dia 8 de maio, das 18h às 22h, e ambas as capacitações serão realizadas no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, que fica na rua Ministro Oliveira Salazar n° 4.150 (no antigo Romershopping).

“As boas práticas são cuidados que devem ser tomados desde a escolha e compra dos ingredientes para o preparo dos lanches, refeições e sobremesas, até a venda para o consumidor. São precauções que garantem segurança tanto para quem prepara e vende quanto para quem consome os alimentos, minimizando riscos de contaminação e outros agravos à saúde”, explicou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Claudeni de Oliveira Santos Scapolan.

Ela lembra que, de acordo com a RDC nº 216/04, o responsável pelas atividades de manipulação deve ser comprovadamente submetido a curso de capacitação, abordando temas como contaminantes, doenças transmitidas por alimentos, manipulação higiênica e boas práticas de fabricação.

“A certificação dos manipuladores de alimentos por meio do curso é uma exigência para estabelecimentos que trabalham com produtos alimentícios prontos. O treinamento capacitará os participantes e os ajudará a aprimorar cuidados e contribuir para a redução do risco de doenças associadas ao consumo dos alimentos”, reforçou a coordenadora.

Os interessados devem fazer sua inscrição clicando aqui ou pelo link https://encurtador.com.br/cvAD0.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Uvel
Porto Camargo