Foto de Redação Redação Publisher do OBemdito

Curso de boas práticas na manipulação de alimentos ainda tem vagas gratuitas

Curso de boas práticas na manipulação de alimentos ainda tem vagas gratuitas
Foto: Assessoria PMU
Foto de Redação
Publicado em 22 de abril de 2024 às 11h37 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 11h45

A Prefeitura de Umuarama oferece dois cursos especiais para funcionários e empreendedores do ramo da alimentação, com o tema ‘Boas práticas na manipulação de alimentos’. Ainda há vagas para a primeira capacitação, que será nesta terça-feira (23) das 8h às 12 e os participantes recebem certificado. A ação é coordenada pela Vigilância Sanitária e não tem custo algum para os participantes.

O secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza, disse que é muito importante que profissionais que atuam com alimentos participe desta capacitação. “É mais uma oportunidade oferecida pela Prefeitura para que os trabalhadores do ramo adquiriram conhecimentos necessários à atividade e atendam ao que determina a legislação federal por meio da Resolução da Diretoria Colegiada n° 216/04 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária”, detalhou.

Uma nova turma para o curso já está sendo montada para o dia 8 de maio, das 18h às 22h, e ambas as capacitações serão realizadas no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, que fica na rua Ministro Oliveira Salazar n° 4.150 (no antigo Romershopping).

“As boas práticas são cuidados que devem ser tomados desde a escolha e compra dos ingredientes para o preparo dos lanches, refeições e sobremesas, até a venda para o consumidor. São precauções que garantem segurança tanto para quem prepara e vende quanto para quem consome os alimentos, minimizando riscos de contaminação e outros agravos à saúde”, explicou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Claudeni de Oliveira Santos Scapolan.

Ela lembra que, de acordo com a RDC nº 216/04, o responsável pelas atividades de manipulação deve ser comprovadamente submetido a curso de capacitação, abordando temas como contaminantes, doenças transmitidas por alimentos, manipulação higiênica e boas práticas de fabricação.

“A certificação dos manipuladores de alimentos por meio do curso é uma exigência para estabelecimentos que trabalham com produtos alimentícios prontos. O treinamento capacitará os participantes e os ajudará a aprimorar cuidados e contribuir para a redução do risco de doenças associadas ao consumo dos alimentos”, reforçou a coordenadora.

Os interessados devem fazer sua inscrição clicando aqui ou pelo link https://encurtador.com.br/cvAD0.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.